Responsabilidade e Transparência

ALEXANDRO SANTOS

Secretaria de Governo

A Secretaria Municipal de Governo tem por finalidade coordenar a articulação política, visando o funcionamento eficiente e a integração do poder executivo ao público em geral. A ela compete:

  • Subsidiar o chefe do Executivo Municipal na integração dos munícipes na vida política-administrativa do município, para melhor conhecer os anseios e necessidades da comunidade, direcionando de maneira precisa a sua ação;
  • Promover o desenvolvimento das relações entre o Executivo e outros órgãos governamentais, administração empresarial e público em geral;
  • Promover a identificação entre a opinião pública e os objetivos do governo;
  • Coordenar atividades de relacionamento político-administrativo da Prefeitura com os munícipes, entidades e associações de classe ou comunitária;
  • Formular política de cooperação e integração na área de segurança no âmbito do município;
  • Fomentar a ação conjunta de setores ligados aos assuntos de segurança, entre os quais o Poder Judiciário, Ministério Público, Polícias Civil e Militar, bem como às entidades governamentais e não governamentais no combate a insegurança;
  • Coordenar a implementação do planejamento estratégico municipal;
  • Promover a integração e articulação dos órgãos municipais visando à eficiência dos programas e projetos;
  • Desenvolver e implementar instrumentos de acompanhamento e avaliação de resultados das ações do Governo Municipal;
  • Promover a relação institucional entre o Poder Legislativo, Executivo e Judiciário a fim de dinamizar as relações entre as esferas dos poderes federal, estadual e municipal, e com a sociedade civil organizada e segmentos religiosos;
  • Promover políticas de participação cidadã no município, de acordo com as necessidades básicas da municipalidade em consonância com as diretrizes de governo, assegurando ao cidadão o direito de intervir na elaboração, implementação e monitoramento das políticas públicas;
  • Propor e acompanhar a implementação de mecanismo de democratização da gestão nos diferentes órgãos da administração pública;
  • Incentivar, propor, acompanhar e articular a implementação de diferentes canais de interlocução do governo com a sociedade civil em torno dos projetos de interesse da cidade;
  • Fomentar nos diversos órgãos municipais a prática da gestão democrática; e,

• Coordenar outras atividades destinadas à consecução de seus objetivos.