Exposição Waly Aqui 2017

Ações da Secretaria de Infraestrutura nos 100 dias de governo Sérgio da Gameleira

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 20 de abril, 2017

Tendo de solucionar sérios problemas que foram se acumulando ao longo do tempo e apresentando um déficit de investimento estrutural de cerca de 20 anos, Jequié não conseguiu se modernizar enquanto cidade. Não construiu uma única obra com recursos próprios, nem efetuou recuperação de escolas, nem a construção novas avenidas, nem a modernização do sistema de iluminação pública, nem executou nenhum planejamento focado no desenvolvimento econômico, tampouco conseguiu atrair novas empresas que possibilitem novos empregos. Tudo foi deixado no mais completo abandono ao longo dos últimos anos.

A Secretaria de Infraestrutura da Prefeitura de Jequié vem se esforçando para equacionar os problemas emergenciais no setor, neste curto espaço de 100 dias de governo, contando com todo o empenho do seu efetivo nas mais diversas partes da cidade. Prova disso foi a participação no “Comitê Emergencial”, com todas as outras secretarias trabalhando para minimizar os problemas causados pelas chuvas que atingiram o município no final do mês de março.

Nestes 100 dias de governo, a Secretaria de Infraestrutura já realizou a recuperação da estrada de Florestal, importante via de escoamento de produção agrícola; foi dado início a recomposição de calçamento de vias no Joaquim Romão, Pompílio Sampaio, Jequiezinho, Inocoop; na Educação, as ações mais enérgicas ficaram por conta da recuperação total dos colégios Stela Câmara Dubois, Celi de Freitas, Wilma Brito, Alíria Argolo, Dom Jairo; recuperação parcial das escolas Nossa Senhora da Luz, Vasco Filho, Gercino Coelho, Centro Educacional Professor Brito, Aurino Nery, Amélia Ribeiro Oliveira, Ana Silva, Centro Educacional Senador João Calmon, Centro Educacional Landufo Caribe, Adelaide Rodrigues e Guiomar Pinto; na Saúde, a equipe da Secretaria de Infraestrutura já realizou a recuperação do Posto de Saúde da Família Amando Borges, reparos no Centro de Saúde Jequié, Centro de Atenção Psicossocial Guito Guigo, Unidade de Saúde da Família Padre Hilário Terrosi, Unidade de Saúde da Família Antonio Martins, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (AD) Waldomiro Costa; também retomou da reconstrução dos postos Rubens Xavier e Santa Isabel, este último em Florestal, atendendo a uma demanda antiga da população daquele distrito.

“Atendendo a uma solicitação do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, a Secretaria de Infraestrutura recuperou de maneira emergencial dezenas de ruas atingidas pelas chuvas nos bairros São Judas, Bela Vista, Sol Nascente (Coihm), Cansanção, Baixa do Bonfim, Cachoeirinha, Jardim Tropical, Jequiezinho; recuperação em calçamento da Praça da Bandeira, Rua Nestor Ribeiro, Rua Maria Eça e Alto da Bela Vista e adjacências, mas as obras e os serviços não param! Temos ainda muita coisa para fazer.” disse o secretário de Infraestrutura, Fabrício Borges.

“Reconstruir o município a partir do que foi deixado, é muito difícil. Estamos nos esforçando absurdamente. Exigindo de todos os envolvidos o máximo de empenho e dedicação. Muito já foi feito nesses 100 dias no setor de Infraestrutura da cidade, mas temos ainda muitas outras coisas a serem feitas. Dezenas de ruas calçadas de Jequié foram desgastadas pela chuva e mau conservação. Estamos aguardando a licitação para darmos prosseguimento ao reparo dessas vias e, enfim, fazermos a recuperação dos trechos destruídos ao longo dos últimos anos. A cobrança da população é em função da demanda reprimida, afinal foram muitos anos de destrato com a coisa pública.”, afirmou o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.