É trabalho. É vida melhor.
Jequié de cara nova, do jeito que a gente quer!

Campanha contra hanseníase e verminose nas escolas de Jequié

SECOM - Secretaria de Comunicação - quarta-feira, 8 de março, 2017


Com o propósito de ampliar os cuidados em saúde para a população de Jequié, as secretarias de Saúde e Educação colocam em prática a Campanha Nacional Contra Hanseníase e Geohelmintíase, no município de Jequié.
Para discutir as estratégias voltadas para a campanha, o secretário municipal de Educação, o professor, doutor Roberto Gondim se reuniu com técnicos de Vigilância Epidemiológica, coordenação de Endemias e do Programa de Tuberculose e Hanseníase.

Um minucioso projeto foi elaborado para que todas as escolas sejam contempladas, atendendo alunos e familiares com ações que vão desde instruções básicas até ao encaminhamento à unidade de saúde, em casos suspeitos.

Os alunos receberão fichas de autoimagem com informação sobre Hanseníase para serem respondidas em casa, com o acompanhamento dos pais. O questionário ajudará a detectar casos suspeitos para o encaminhamento e tratamento correto. Reuniões entre diretores, professores e pais serão realizadas para promover a integração saúde-escola. A campanha, que tem previsão para ser realizada em todas as escolas do município no mês de abril, é promovida pelo Ministério da Saúde e tem por objetivo identificar e reduzir a carga parasitária de geohelmintos (uma espécie de verminose) na comunidade escolar.