Com apoio da Prefeitura de Jequié Trezenário de Santo Antônio reúne centenas de fiéis e mobiliza turismo religioso

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 14 de junho, 2022

Após treze dias de celebração, foi encerrada na noite desta segunda-feira, 13, o Trezenário de Santo Antônio, evento da Diocese de Jequié, promovido com apoio da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, reunindo um grande público, atraindo visitantes e fomentando o turismo religioso e a economia local, gerando, com isso, emprego e renda para centenas de pessoas.

Esse ano, o Trezenário contou com uma vasta programação artística e cultural, possível graças ao aporte da Prefeitura e contando com apresentação dos proponentes da Lei Aldir Blanc, Lei nº 14.017/2020, que visa auxiliar financeiramente os trabalhadores da Cultura, severamente impactados pela pandemia da Covid-19. O último dia da celebração foi marcado pela missa festiva, às 7h; a missa solene, presidida pelo bispo da Diocese de Jequié, Dom Paulo Romeu Dantas Bastos e concelebrada pela maioria do clero da Diocese, além da assistência episcopal de Dom Emanuel do Amaral e monges da Arquiabadia de São Sebastião da Bahia, de Salvador e da  assistência litúrgica dos diáconos, Benício Alves e Antônio Cerqueira. Com a presença, ainda, dos seminaristas e dos acólitos. Na missa de encerramento foi presidida por Dom Emanuel do Amaral e monges da Arquiabadia de São Sebastião da Bahia e concelebrada pelos vigários forâneos e por parte dos sacerdotes da diocese.

O evento contou com as presenças do prefeito de Jequié, Zé Cocá, do deputado federal, Leur Lomanto Junior, de secretários municipais, representantes da Câmara Municipal, dos membros da comissão organizadora, representantes da imprensa local e muitas famílias da comunidade católica. Em seguida, a tradicional procissão de Santo Antônio percorreu as principais ruas do Centro do município.

Além da programação cultural, a Secretaria de Cultura e Turismo prestou todo o suporte logístico e de estrutura para a realização dos festejos, e a Secretaria de Saúde disponibilizou um posto de vacinação contra a gripe Influenza e contra a Covid-19, que funcionou durante o período de realização do evento, imunizando o público presente, entre outras ações e atividades executadas pela Prefeitura, durante os 13 dias.

“A Diocese de Jequié retoma a celebração religiosa e festiva de Santo Antônio, após dois anos de pandemia, que voltou fortalecida, apesar das dificuldades que enfrentaram, como as missas com um número de fiéis reduzido e sem as tradicionais barraquinhas de Santo Antônio que, culturalmente, estão inseridas no cenário do entorno da Catedral. Esse ano foi possível a realização do Trezenário, evento cultural e religioso que possui historicidade, sendo reconhecido de forma documental, enquanto Patrimônio Cultural Imaterial de Jequié, contando com o apoio da Prefeitura. O prefeito de Jequié, Zé Cocá, vem buscando estruturar todos os eventos locais para que voltem a gerar atratividade, voltem a ter visibilidade e, assim, mobilizar o trade turístico, aquecendo a economia e valorizando as tradições culturais de Jequié.”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.