Com aquisição de mais uma ambulância do SAMU, Prefeitura de Jequié inaugura requalificação da Unidade Básica de Saúde de Boaçu

SECOM - Secretaria de Comunicação - sexta-feira, 1 de novembro, 2019

nta diO distrito de Boaçu, um dos mais antigos de Jequié, passou muitos anos sem atendimento de saúde no único posto da localidade em função do estado precário de sua estrutura, ficando há quase 10 anos abandonado. Os atendimentos de saúde eram prestados pela equipe da Secretaria de Saúde com o apoio da unidade móvel do Expresso da Saúde, e utilizando o espaço de uma igreja ou da escola municipal. Esta realidade agora mudou! A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, vem executando o projeto de ampliação e modernização das Unidades Básicas de Saúde e nesta quinta-feira, 31, inaugurou as obras de requalificação da Unidade Básica de Saúde Uziel Souza Xavier, em Boaçu e apresentou a nova ambulância do Serviço Móvel de Urgência (SAMU Regional 192), recém adquirida pelo município. Estiveram presentes o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o secretário de Saúde, Vitor Lavinsky; o vereador José Simões de Carvalho; o vereador Roque Silva, líder da maioria na Câmara Municipal; a coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde da Zona Rural (PACS-Zona Rural), Bárbara Pessoa; o assessor de Controle, Avaliação e Auditoria, da Secretaria de Saúde, Eduardo Almeida Pecorelli; a empresária, Socorro Almeida, que também é mãe do prefeito; o administrador do distrito de Boaçu, Rosiel Ferreira Santana; e moradores da comunidade.

Com sua estrutura completamente desgastada, o local em nada lembrava um equipamento de saúde, não tendo condições de ser utilizado para esse fim. Agora, a população de Boaçu e das localidades do Castanhão e Busca Vida contam com uma Unidade Básica de Saúde inteiramente recuperada, moderna e com novo mobiliário e equipamentos médico-hospitalares. Além de intervenções no piso, nas portas, no telhado, nas instalações elétricas e hidráulicas, e de uma nova pintura e devidamente preparado para atender aos usuários.

“Essa nossa luta por Boaçu começou há muitos anos. Estivemos aqui e ouvimos dos moradores sobre a demanda do posto local, que estava acabado, destruído e, por conta disso, não era utilizado devidamente. Os atendimentos eram feitos usando o Expresso da Saúde, que ficava no largo da igreja ou na escola municipal, que cedia seus espaços para os atendimentos. Agora, como prometido pelo prefeito Sérgio da Gameleira, viemos devolver a Boaçu a dignidade e o respeito que eles merecem, com a inauguração desta Unidade Básica de Saúde, completamente recuperada, restaurada e com tudo novinho, para atender ao povo de Boaçu, do Castanhão e Busca Vida. Estamos muito felizes!”, disse o vereador José Simões de Carvalho.

“As políticas públicas de Saúde só são, efetivamente, colocadas em prática quando os equipamentos públicos de saúde correspondem às necessidades dos usuários. O projeto de ampliação e modernização das Unidades Básicas de Saúde vem devolvendo para a população equipamentos que estavam ou sucateados, ou completamente ultrapassados ou, ainda, destruídos mesmo, como foi o caso aqui de Boaçu. Estamos, hoje, apresentando a aquisição de uma nova ambulância para o SAMU 192, que amplia ainda mais a frota da Saúde, e estamos entregando para eles uma Unidade de Saúde moderna, totalmente equipada e plena para prestar o melhor serviço de saúde, possível, para os moradores, com humanização, dignidade e respeito.”, afirmou o secretário de Saúde, Vítor Lavinsky.

“Momento de alegria para todos nós! Tivemos aqui em Boaçu e a situação do posto de saúde era caótica. Não era mais um posto, na verdade. Colocamos em execução o projeto de modernização das Unidades Básicas de Saúde e o secretário Vítor Lavisnky atendeu a nossa solicitação e transformou tudo. Hoje estamos entregando um equipamento de Saúde, de verdade, para os moradores de Boaçu e das redondezas não precisarem mais passar dificuldades na hora do atendimento. Além da nova ambulância, adquirida pelo município, que vem a se somar aos outros veículos da frota da Saúde, também adquiridos na nossa gestão e que ajuda na melhoria da prestação dos serviços de saúde para a nossa população.”, destacou o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.