Com participação de alunos com deficiência Prefeitura de Jequié conclui mais um curso gratuito da Central de Cursos

SECOM - Secretaria de Comunicação - segunda-feira, 21 de outubro, 2019

Oportunizar qualificação gratuita e possibilitar o aprendizado técnico para que aqueles que mais precisam consigam alcançar uma vaga no mercado de trabalho, construindo novas perspectivas para a transformação da realidade social. Com essa missão,  a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, e por meio da Central e Cursos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o SENAI,  concluiu, na última sexta-feira, 18, na Central de Cursos, no Centro,  mais um curso gratuito, dessa vez de ‘Eletricista Predial de Baixa Tensão’. Estiveram na ocasião, a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira; a coordenadora da Central de Cursos, Geisa Calhau; o professor Cleonildo Lima Guimarães, responsável pela instrumentação do curso; o intérprete de libras, Washington Santos Barreto; a equipe técnica da Central de Cursos; e o alunos participantes.

O curso foi ministrado em uma carga horária de 160 horas para 40 pessoas, sendo quatro alunos com deficiência auditiva. Por esse motivo, foi disponibilizado um intérprete de libras, Washington Santos Barreto, que, orientado pelo professor Cleonildo Lima Guimarães, ajudou a promover o ensino, auxiliando na inclusão a partir da comunicação desenvolvida pela língua de sinais.

Durante o curso todos os alunos participaram de aulas teóricas e práticas, sendo que a primeira etapa foi ministrada na Central de Cursos e outra na sede do SENAI, no bairro Mandacaru.  Foram desenvolvidas novas habilidades, para que os alunos estivessem aptos, após o curso, na execução de instalação e manutenção elétrica predial em baixa tensão, de acordo com as normas e procedimentos técnicos, utilizando corretamente as normas de segurança, higiene e proteção ao meio ambiente.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira, o curso de ‘Eletricista Predial de Baixa Tensão’, tem um diferencial, que é a promoção da inclusão de pessoas com deficiência.

“A Central de Cursos, equipamento público da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Prefeitura de Jequié, em mais uma parceria com o SENAI, tem buscado promover a inclusão das pessoas com deficiência, atraindo esse novo público para os cursos gratuitos. Além de toda a importância da oferta gratuita de cursos como esse, ainda temos a inclusão de alunos com deficiência auditiva e, com isso, essas passam a contar com mais uma ferramenta de inserção social e de incentivo para que possam ingressar no mercado de trabalho. Esperamos com essa atitude, que eles possam desenvolver novas habilidades, transformando a realidade social deles, a partir da qualificação.”, disse Andrea Cerqueira.