Obras

Com recursos próprios, Prefeitura de Jequié destinará cursos e oficinas gratuitas através dos espaços culturais

SECOM - Secretaria de Comunicação - quarta-feira, 24 de novembro, 2021

Com o objetivo de fomentar as atividades culturais para a população, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Fundo Municipal de Cultura, executou o Edital de Chamada Pública Nº 03/2021 Prêmio Arte em Todas as Partes, que contemplou diversos espaços culturais, associações, micro e pequenas empresas culturais locais, organizados e mantidos por pessoas físicas ou jurídicas, que sagraram-se vencedores do processo seletivo. Esta fase do processo contou com uma comissão julgadora, composta de representantes do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Conselho Municipal de Turismo e Associação Cultural de Jequié (ACJ).

Nesta terça-feira, 22, foi realizado na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, o ato de assinatura do termo de compromisso dos proponentes vencedores do Edital. Em contrapartida aos recursos, resultado de investimentos próprios do município, cada proponente vai receber o valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais), devendo, assim, promover oficinas e cursos gratuitos à população. Além dos profissionais do setor da cultura, estiveram presentes, o prefeito de Jequié, Zé Cocá; o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; a diretora de Promoção Cultural, Virgínia Pimentel; o diretor administrativo de Projetos e Programas Culturais, Diego Santos; e a equipe técnica da Secretaria de Cultura e Turismo.

De acordo com o Edital, os espaços culturais selecionados deverão oferecer cursos e oficinas gratuitas, em diversas linguagens artísticas, entre elas, a dança, a música, artes visuais, artesanato, cultura popular e suas manifestações culturais, teatro, artes circenses e Literatura. Após a finalização dos cursos, que terão carga horária de 72 horas e duração de seis meses, serão promovidas mostras culturais às comunidades.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton, os espaços contemplados pelo Edital Prêmio Arte em Todas as Partes, são importantes para o fomento das atividades artísticas e culturais no município de Jequié.

“Todos os espaços culturais vencedores do Edital serão responsáveis pela execução de cursos e oficinas gratuitas à população e isso tem uma dimensão muito grande e um impacto cultural significativo em nosso município. O prefeito de Jequié, Zé Cocá, apoia a formação artística, que possibilita a geração de emprego e renda, e a continuidade das políticas públicas e de fomento ao setor cultural, que é o que esta iniciativa representa.”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.

“Tenho orgulho de dizer que em todas as áreas do nosso município, em todas as Secretarias, estamos construindo uma cidade melhor e com recursos próprios! Seguimos avançando e transformando Jequié em um lugar melhor para se viver. Sendo assim, com a cultura não poderia ser diferente, por isso destinamos, através do Fundo Municipal de Cultura, o recurso para os vencedores do Edital Prêmio Arte em Todas as Partes, que têm a partir de agora, em sua responsabilidade, a obrigação de ofertar cursos e oficinas culturais gratuitas para a população de Jequié, em diversos bairros. Esta iniciativa é um avanço para a capacitação artística em nosso município.”, destacou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.