Comunidades de Santa Clara e Santa Rita passam por visita técnica para instalação de Simplificado de Abastecimento de Água

SECOM - Secretaria de Comunicação - quarta-feira, 11 de dezembro, 2019

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, esteve acompanhando a visita técnica realizada pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB), que é vinculada a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (SIHS), com o objetivo de implantação de um novo Sistema Simplificado de Abastecimento de Água para as comunidades de Santa Clara e Santa Rita. Na ocasião, estiveram presentes o engenheiro agrônomo, Renildo Santos Peixoto, da Secretária de Agricultura da Agricultura Irrigação e Meio Ambiente, representando o secretário da Secretaria, Juvenal Neto, o Neto da Água Já; o técnico em agrimensura da Companhia de Engenharia Rural da Bahia, Moacir Farias, e o diretor de Distritos e Povoados, Terivaldo Souza.

Na região de Santa Rita e Santa Clara existem centenas de famílias que vivem em pequenas propriedades rurais e que vêm utilizando a água extraída da Barragem de Pedras para o uso residencial e para o cultivo de suas produções agrícolas. O Sistema Simplificado de Abastecimento de Água, que será instalado, é composto de um conjunto eletro-bomba, uma estação de tratamento de água e uma estação elevatória de água, mais uma adutora de 13 quilômetros de extensão e, ainda, os ramais que conectam a rede até as residências beneficiando, assim, mais de 400 moradores dessas localidades, com a oferta de água tratada para o consumo humano, de acordo aos critérios estabelecidos pela legislação.

“A região de Santa Clara e Santa Rita tem centenas de pessoas, muitos produtores rurais e é uma localidade que vem sofrendo, ao longo dos anos, com o problema da falta de água potável. Mas isso vai mudar, graças a Deus! Com muito trabalho, esforço e, contando com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado e da CERB, teremos, com toda a certeza, dias melhores para os moradores de lá. Logo, logo, teremos a instalação desse Sistema Simplificado de Abastecimento de Água e, em breve, após o levantamento topográfico e o envio desses dados para a CERB, eles darão o encaminhamento para a aquisição dos equipamentos iniciando, assim, a execução do serviço.”, destacou o secretário de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Juvenal Neto, o Neto da Água Já.