Confira o painel gráfico atualizado com a progressão da Covid-19 em Jequié

SECOM - Secretaria de Comunicação - segunda-feira, 14 de setembro, 2020

A Prefeitura Municipal de Jequié, através da Secretaria de Saúde, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica apresenta o painel gráfico que mostra o acumulado de casos confirmados da Covid-19 em Jequié, de março até 12 de setembro, totalizando, no período, 5.406 casos positivos. O primeiro óbito pela doença foi registrado no mês de maio e até 12 de setembro ocorreram 131 óbitos pelo novo Coronavírus, no município.

De acordo com os dados levantados pela Vigilância Epidemiológica, a distribuição dos casos novos de Covid por dia e média móvel de casos, num período de 7 dias, atingiu seu ponto máximo no dia 14 de agosto, com 195 casos (média móvel = 103,28) e vem decrescendo até data de fechamento desse relatório com 6 casos (média móvel = 14,57). No dia 12/09/2020 a média móvel estava em 14,57 casos por dia 37,03% menor que há 7 dias (23,14).

O Boletim Epidemiológico n. 172, da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), demonstrou que Jequié continua sendo o 3º município em número de casos confirmados de Covid-19, da Região de Saúde Sul do estado, até 12 de setembro. Até a data de atualização deste relatório, 5.406 casos da doença foram confirmados em residentes de Jequié, sendo 2038 pelo teste RT-PCR, 3.325 pelo Teste Rápido (IgG e/ou IgM), 31 por Sorologia (IgG e/ou IgM), 8 por critério Clínico Epidemiológico e 4 por critério Clínico-Imagem, sendo que os indivíduos mais acometidos pelo novo Coronavírus, em Jequié, estão na faixa etária de 30 a 39 anos e de 40 a 49 anos.

Dos 5.406 casos confirmados de COVID-19 ocorridos em Jequié-BA até o dia 12/09/2020, 462 (8,55%) são profissionais de saúde, 75 (1,39%) profissionais da Segurança Pública e 4869 (90,07%) demais profissões. Para fins deste relatório, são considerados como profissionais de saúde motoristas, recepcionistas, técnicos e auxiliares administrativos ligados direta ou indiretamente a um serviço de saúde.

Até a data da atualização deste relatório a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (adulto) para Covid-19, no município, estava em 61,50%. Haviam 4793 pacientes recuperados e 131 pacientes foram a óbito. Por recomendação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) o item relativo ao número de óbitos conta como óbitos por residência as pessoas que são moradoras da cidade e óbitos por ocorrência as pessoas que não são moradores da cidade, mas os óbitos ocorreram em Jequié. Para fins desse relatório, a taxa de letalidade foi calculada com base nos óbitos por residência e estava em 2,42%. Os demais pacientes permanecem em quarentena nas suas residências sob monitoramento diário da Vigilância Epidemiológica do município. De acordo com os dados levantados, até o dia 12 de setembro, o Jequiezinho era o bairro com maior número de casos da doença, com 1478 casos, seguido do Joaquim Romão, com 1115 casos.

Painel gráfico dos casos de Coronavírus em Jequié na imagem:

Confira o detalhamento do painel gráfico no relatório nº 11 no link a seguir:

Relatório N° 11 – Painel Gráfico do Coronavírus em Jequié