Confira painel gráfico de progressão do Coronavírus em Jequié

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 8 de setembro, 2020

A Prefeitura Municipal de Jequié, através da Secretaria de Saúde, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica apresenta o painel gráfico que mostra o acumulado de casos confirmados da Covid-19 em Jequié, de março até o mês de agosto, totalizando, no período, 5.205 casos positivos. O primeiro óbito pela doença foi registrado no mês de maio e até agosto ocorreram 124 óbitos por Covid-19 no município.

De acordo com os dados levantados pela Vigilância Epidemiológica, a distribuição dos casos novos de Covid por dia e média móvel de casos atingiu seu ponto máximo no dia 14 de agosto, quando o Boletim Epidemiológico registrou 195 pessoas confirmadas com a doença, apresentando, a partir daí, um decréscimo até o final do mês ora em análise.

O Boletim Epidemiológico n. 160, da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), demonstrou que Jequié é o 3o município em número de casos confirmados de Covid-19 da Região de Saúde Sul do estado, até 31 de agosto. Até a data de atualização deste relatório, 5.205 casos da doença foram confirmados em residentes de Jequié, sendo 1928 pelo teste RT-PCR, 3.228 pelo Teste Rápido (IgG e/ou IgM), 40 por Sorologia (IgG e/ou IgM), 7 por critério Clínico Epidemiológico e 2 por critério Clínico-Imagem, sendo que os indivíduos mais acometidos pela Covid-19, em Jequié, estão na faixa etária de 30 a 39 anos.

Dos 5.205 casos confirmados, até o dia 31 de agosto, 459 (8,81%) são profissionais de saúde, 67 (1,28%) profissionais da segurança pública e 4679 (89,89%) demais profissões. Para fins deste relatório, são considerados como profissionais de saúde, os motoristas, recepcionistas, técnicos e auxiliares administrativos ligados direta ou indiretamente a um serviço de saúde.

Até a data da atualização deste relatório haviam 30 pacientes com Covid-19 em internamento hospitalar, destes, 18 estavam em Unidades de Terapia Intensiva, 4156 pacientes recuperados, 124 pacientes foram a óbito. Por recomendação da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) o item relativo ao número de óbitos conta como óbitos por residência as pessoas que são moradoras da cidade e óbitos por ocorrência as pessoas que não são moradores da cidade, mas os óbitos ocorreram em Jequié. Para fins desse relatório, a taxa de letalidade foi calculada com base nos óbitos por residência e estava em 2,38%. Os demais pacientes permanecem em quarentena nas suas residências sob monitoramento diário da Vigilância Epidemiológica do município. De acordo com os dados levantados, até o dia 31 de agosto, o Jequiezinho era o bairro com maior número de casos de Covid-19, com 1408 casos, seguido pelo bairro Joaquim Romão, que apresentava 1085 casos.

Painel gráfico dos casos de Coronavírus em Jequié na imagem:

Confira o detalhamento do painel gráfico no relatório nº 10 no link a seguir:

Relatório N° 10 – Painel Gráfico do Coronavírus em Jequié