Obras

Cursos gratuitos ofertados pela Prefeitura de Jequié incentivam empreendedorismo em alunos do Programa Desenvolve Jequié

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 25 de novembro, 2021

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, segue ajudando a transformar a realidade social dos moradores dos residenciais populares, por meio do Programa Desenvolve Jequié, executado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O Programa, que foi idealizado pelo prefeito de Jequié, Zé Cocá, tem sido possibilitado por recursos próprios do município e da Caixa Econômica Federal, além de ofertar conhecimento técnico gratuito, tem incentivado o empreendedorismo e a independência econômica, acreditando no potencial dos alunos que encerram os cursos com certificado profissional, prontos para o mercado de trabalho ou autônomo.

Nesta quinta-feira, 25, foi encerrado mais um curso gratuito, de Panificação Básica, na Central de Cursos, no Centro. Estiveram presentes, a secretária de Desenvolvimento Social e primeira-dama do município,  Patrícia Miranda Brandão Santana; a gestora de Políticas Públicas da Secretaria, Marinelma Macedo; o gestor do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Emerson Nery; a gestora da Proteção Social Básica, Suellen Pereira; a gestora Orçamentária e Financeira da Secretaria, Noélia Galvão; a coordenadora da Central de Cursos, Geisa Calhau; a instrutora do curso, Flávia Santos; os representantes do SENAI/Jequié, Massai Barreto Lima, que é coordenador de cursos; e a assistente de Processos e Negócios do SENAI, Priscila Santos Souza, além dos concluintes do curso do Programa Desenvolve Jequié.

Durante o encerramento, foram expostos para degustação uma variedade de pães produzidos pelos alunos, entre eles, pão de milho, pão de coco, pão francês, pão de farofa, pão doce e semi doce, rosca doce, pão de cebola, pão recheado, esfirra, enroladinho, pão de calabresa, pãozinho, torta de pão salgada, torta no pote, panetone e chocotone, chocotone trufado, chocotone Red Velvet e panetone no pote.

Para o concluinte do curso, Jurandir da Silva Santos, do Residencial Mandacaru II, o Programa Desenvolve Jequié estimulou ainda mais a sua visão empreendedora.

“Eu estava procurando fazer esse curso há algum tempo com o objetivo de melhorar a produção que eu e a minha esposa já fazemos em casa. O setor alimentício sempre tem espaço para pessoas capacitadas e nesse curso tivemos a oportunidade de aprender com uma excelente professora a fazer pães diferenciados, que não encontramos em todo lugar. Como já produzimos em casa, estamos buscando aperfeiçoar e melhorar a qualidade do produto que vendemos. Vamos continuar comercializando em busca do nosso crescimento, apresentando o melhor aos nossos clientes.”, disse o, agora, panificador profissional, Jurandir da Silva.

“É uma honra fazer parte desse programa que tem assegurado capacitação gratuita a quem mais precisa, e só temos a agradecer a Deus, primeiramente, e a toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social, que trabalha de forma árdua para o sucesso do Programa Desenvolve Jequié. Pensando naqueles que concluíram os cursos gratuitos e outros profissionais que necessitam de uma oportunidade, a Prefeitura de Jequié lançou o projeto Carrinho Legal, que vai entregar até 100 carrinhos de lanches a pequenos empreendedores do município. Que Deus abençoe a todos aqueles que buscam se capacitar e trabalham dignamente pelo próprio sustento e para transformar a realidade social.”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.