Responsabilidade e Transparência

Dia D de Vacinação contra o Sarampo será neste sábado dia 30

SECOM - Secretaria de Comunicação - quarta-feira, 27 de novembro, 2019


A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado, dia 30, o Dia D de mobilização da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A ação, iniciada no dia 18 deste mês, tem como público-alvo, agora, adultos jovens de 20 a 29 anos de idade e que ainda não foram vacinados ou que precisam receber a segunda dose da vacina. A imunização acontecerá a partir das 8h até as 12h, nas Unidades de Saúde, e das 8h às 17h, nos Centros de Saúde do município.

As pessoas, dentro do perfil de atendimento da campanha de vacinação, devem comparecer aos postos de vacinação munidos com a caderneta de vacinação e o cartão do SUS para atualização.

Apesar dos esforços para a erradicação dos casos de Sarampo, no Brasil e em outros países, têm surgido casos da doença, que estava controlada, porém retornou. A meta, de acordo com o Ministério da Saúde, é imunizar mais de 9 milhões de jovens com idade entre 20 e 29 anos, sendo que entre os estados onde a incidência da doença vem surgindo com maior intensidade estão São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A Bahia registrou 26 casos de sarampo confirmados e 276 permanecem em investigação, até o mês de outubro.

“Atualmente, o adulto de 20 até 29 anos deve ter registrado no cartão duas doses da vacina contra o sarampo, após alteração feita pelo Ministério da Saúde, que aconteceu em 2017. Como é uma mudança recente, muitos adultos desta faixa etária têm apenas uma dose, o que não assegura a proteção contra o vírus. A média de vacinação mostra isso. São muitas pessoas ainda que não estão com o esquema vacinal completo. Com a campanha, queremos verificar o cartão dessas pessoas e garantir que fiquem protegidas.”, explicou o secretário de Saúde, Vítor Lavinsky.