Encontro de Terno de Reis encerra programação natalina em Jequié

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 7 de janeiro, 2020

Com a Praça Rui Barbosa lotada de gente e muita alegria, foi concluída, na noite desta segunda-feira, dia 6, o cronograma de atrações da programação de Natal, realizada pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, com um encontro de Terno de Reis para celebrar o Dia de Reis. Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade; os demais secretários municipais; o deputado estadual, Euclides Fernandes, além do público frequentador do espaço.

O evento teve início às 18h e contou com a presença do Trio de Reis Boi Jequi – contação, música e história; do Terno de Reis Boi Alegre; o Terno de Reis Três Morros; o Terno de Reis Boi Mimoso; e grupo de reisado jequieense ‘As Pastorinhas’, com a tradição do terno de reis passada de geração em geração, dentro da família que conduz o bumba-meu-boi. Esses grupos são formados por pessoas de todas as faixas etárias, de Jequié e da região, que cantam, dançam, tocam e fazem louvações; numa mistura da tradição de bumba-meu-boi com os elementos cristãos.

Segundo a tradição, o Dia De Reis relembra o momento em que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita dos três Reis Magos, vindos do Oriente Médio, guiados por uma estrela. Com a iniciativa, a Prefeitura de Jequié segue movimentando os setores cultural e turístico, além de colaborar para impulsionar a economia no município, através de ações executadas no âmbito do resgate cultural, o que vem auxiliando no aquecimento do comércio local.

“Bem, com esse momento ímpar, praça cheia de gente e com muita alegria e felicidade concluímos, com muito êxito, a programação natalina, apresentada pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, aos cidadãos, e executada dentro da premissa do cuidado e rigor com o orçamento público e buscando, com isso, o fomento do comércio local e o aumento do incremento de renda das pessoas que vivem no entorno da Praça Rui Barbosa. Acredito que cumprimos nosso papel, realizando o melhor Natal possível, dentro das nossas possibilidades financeiras e mantendo a data viva, no Calendário Oficial de Eventos da cidade, conforme nos solicitou o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira. Agradeço, em nome da gestão municipal, a todos os envolvidos que, direta e indiretamente, nos auxiliaram na execução de todo o projeto natalino; aos órgãos e entidades que colaboraram para que tudo desse certo. Enfim, foi uma festa de luzes, cores, música, celebração religiosa e muita alegria!”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade.