Escolas do Sistema Municipal de Ensino comemoram a cultura popular das festas juninas

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 23 de junho, 2022

Com a chegada do São João, as unidades escolares prepararam atividades e programações alusivas à este período, como parte do planejamento pedagógico e também do currículo escolar, que auxiliam no aprendizado e na compreensão das tradições nordestinas e das manifestações artísticas, do folclore regional e da cultura brasileira. A sexta e sábado, dias 18 e 19, foram dedicados à esses eventos, reunindo estudantes, familiares, corpo docente, funcionários e equipe gestora, criando um clima de interação entre a escola e a família, além de comemorar a festividade como meio de valorização da cultura popular.

Com a orientação dos professores, os estudantes puderam relembrar e aprender mais sobre a tradição dos festejos juninos, os costumes, as comidas típicas, as roupas e a cultura do Nordeste, por meio de apresentações culturais e mostra de trabalhos realizados no ambiente das escolas, mobilizando milhares de alunos.

Para a Secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio, a iniciativa, além da valorização cultural, é um instrumento pedagógico para ensino e aprendizagem, pois proporciona mais conhecimento sobre as tradições do país.

“Após dois anos sem poder realizar essas atividades coletivas, desenvolvemos juntamente com o Departamento Pedagógico uma série de trabalhos e projetos, cujo eixo inspirador foi “Identidade”. Com isso, cada unidade escolar, de acordo com suas coordenações, desenvolveu suas atividades de forma brilhante e muito surpreendente. Tanto as escolas da sede quanto às do campo, fizeram apresentações culturais e Mostra de trabalhos a partir do tema dos festejos juninos desse ano, que é “Forró, Patrimônio Cultural do Brasil” para que eles pudessem trabalhar e conhecer a cultura, a culinária, a questão geográfica e conhecer um pouquinho mais sobre sua região”, destacou a Secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio.