Responsabilidade e Transparência

Gestantes atendidas pelo CRAS do Mandacaru recebem kit enxoval

SECOM - Secretaria de Comunicação - sexta-feira, 13 de dezembro, 2019


Tão importante quanto o acompanhamento médico pré-natal é a assistência e orientação à gestante. E é com esse objetivo que a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, desenvolve uma ação contínua que visa prestar assistência às gestantes atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social, os CRAS, existentes no município. Nesta quinta-feira, 12, o CRAS do bairro Mandacaru realizou um encontro com um grupo de gestantes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, para a entrega de mais um kit enxoval. Estiveram presentes a coordenadora da unidade, Elioneide Alves; a equipe técnica do CRAS; e as mulheres participantes.

O objetivo dos encontros é prestar acompanhamento das gestantes em situação de vulnerabilidade social, por isso elas são assistidas com orientações de saúde, contando com profissionais de enfermagem, odontologia e nutrição, visando a saúde preventiva das futuras mamães e dos bebês e, ao final, o grupo de gestantes recebe os kits de enxoval para os seus recém-nascidos.

O kit de enxoval é um benefício eventual de natalidade, assegurado pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), e com ele, as gestantes recebem a roupinha pagã; casaquinho; luvas e sapatos; camisetas; meias; cueiro; pacotes de fraldas descartáveis; pacotes de fraldas de algodão; saída de maternidade (macacão e manta); toalha de banho; mamadeira (grande, média e pequena); itens de banho infantil (sabonete, shampoo e condicionador), uma banheira plástica e um mosqueteiro. Os kits são em cores variadas.

“É sempre muito gratificante para todos nós participarmos desses momentos, sendo que, para elas, é mais especial ainda. É realmente muito importante para todos nós esses encontros, onde prestamos apoio, acolhimento, além de serviços de saúde e atendimento social. No final dos encontros, é mais especial ainda vermos os olhinhos delas brilharem!” destacou Elioneide Alves, coordenadora do CRAS do Mandacaru.