Gestores do CadÚnico e programa Bolsa Família passam por capacitação

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 14 de maio, 2019

Teve início nesta segunda-feira, dia 13, a Capacitação de Gestão do Cadastro Único (CadÚnico) e Bolsa Família, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), do Governo do Estado da Bahia. O encontro, que será concluído na sexta-feira, dia 17, acontece na sede da Central de Cursos, no Centro da cidade, e é destinado aos gestores e técnicos responsáveis pelo atendimento do Cadastro Único, nos municípios do Território Médio Rio das Contas, representantes da Proteção Básica e Proteção Especial, da Prefeitura de Jequié e do Conselho Municipal de Assistência Social. Estiveram presentes, a gestora municipal do CadÚnico, Railda Pires, equipe técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e representantes dos municípios de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Gongogi, Ibirataia, Ipiaú, Itagi, Itagibá, Manoel Vitorino, Nova Ibiá e Ubatã.

O objetivo do encontro, que está sendo ministrado pelas técnicas da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Mércia Lima e Antonieta Ferreira, é o de melhorar a qualidade da gestão do Cadastro Único e Programa Bolsa Família, nos municípios pertencentes ao Médio Rio de Contas, além de ser o espaço para atualização de informações a respeito dos programas sociais.

“Esse encontro é muito importante para que possamos trocar experiências de gestão variadas e, também, partilhar ações que têm tido êxito, além de  discutir as implementações que melhorem o desempenho no atendimento dos programas, multiplicando as informações junto aos gestores e equipe técnica, aperfeiçoando e integrando a gestão do CadÚnico, junto aos seus principais processos, permitindo o acompanhamento de todas as ações relativas ao Cadastro Único e ao Programa Bolsa Família.”, destacou a gestora municipal do CadÚnico, Railda Pires, que também é instrutora da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania.

O Bolsa Família é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único. Para ser contemplado o beneficiário deve seguir algumas condicionalidades, entre elas estão: as visitas periódicas ao Posto de Saúde, atualização do cartão de vacinação das crianças e acompanhamento pré-natal das gestantes.  No ano de 2018, o município de Jequié contou com 13.830 famílias beneficiárias, perfazendo um total de recursos destinados aos beneficiários de cerca de 2 milhões, por mês.