Jequié celebrará a poesia de Luiz Cotrim no aniversário da cidade

SECOM - Secretaria de Comunicação - quarta-feira, 11 de julho, 2018

Em outubro, o município de Jequié completará 121 anos de emancipação política. O projeto, que comemorará a data, já começa a tomar forma, a partir das primeiras reuniões realizadas pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, em conjunto com a comissão organizadora, nomeada para discutir coletivamente o evento. Este ano, o desfile cívico tradicional vai celebrar o centenário do poeta e professor Luiz Cotrim, com o tema ‘Uma rosa ao centenário de Luiz Cotrim’.

O ‘Poeta Dourado’, como era mais conhecido o professor, Cotrim, atuou como jornalista e cronista social. Foi sócio fundador da Associação Jequieense de Imprensa, membro fundador da Academia de Letras de Jequié, vereador por três mandatos seguidos, dentre outras atividades. Se vivo estivesse, o poeta baiano, de Caetité, completaria cem anos em 20 de outubro.

Contando com a mobilização de diversos setores da sociedade civil, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, deverá, também, realizar uma série de ações eventuais e permanentes, em parceria com diversas entidades, no sentido de registrar a memória de Luiz Cotrim, bem como estimular o conhecimento público sobre o legado do poeta.

A Secretaria de Cultura e Turismo é a responsável pela elaboração do projeto que está sendo desenvolvido e que deverá envolver, também, diversas Secretarias municipais contemplando, assim, o contexto da celebração que incide em uma festa importante, pois propicia o resgate dos valores históricos, com implicações aos setores educacionais, sociais e culturais para toda a população.

A programação deverá oferecer uma grade artística-cultural para além do desfile cívico, tradicionalmente realizado na Avenida Rio Branco, que está mantido e deverá acontecer no dia 25 de outubro.

“Estamos iniciando as discussões do projeto, seu formato e sua execução, para apresentarmos ao prefeito, Sérgio da Gameleira, para a avaliação e, se aprovado, para a divulgação de todo o roteiro que deverá ser cumprido. O tema deste ano, a homenagem ao centenário do poeta e professor, Luiz Cotrim, é uma declaração de amor àquele que sempre demonstrou todo o seu amor pelas figuras que compõem o tecido social e humano da nossa cidade. Nada mais justo que essa homenagem!”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade.