Responsabilidade e Transparência
Vacinação contra o Sarampo

Jequié inicia vacinação de idosos contra gripe Influenza nesta terça-feira, dia 24

SECOM - Secretaria de Comunicação - segunda-feira, 23 de março, 2020


Por iniciativa do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, inicia nesta terça-feira, dia 24, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são os idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontecerá no dia 9 de maio. Para o atendimento dessas pessoas, as Unidades de Saúde, em Jequié, estarão abertas das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará uma nova estratégia para agilizar a vacinação, evitando aglomerações nas Unidades de Saúde, com a adoção de uma unidade de vacinação no sistema “drive thru”, em que o público é vacinado dentro do próprio carro, de forma ágil e rápida, em tempos da pandemia do coronavírus. Esta unidade ficará instalada na Praça Duque de Caxias, no Alto da Prefeitura, funcionando no mesmo horário de atendimento das Unidades de Saúde.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

“A gripe Influenza também causa doenças graves e é muito importante que, quem tem mais de 60 anos, se vacine. É uma das formas de que essa gripe e outras doenças respiratórias não sejam confundas com os sintomas do Covid-19.”, disse o secretário de Saúde, Vítor Lavinsky.