Responsabilidade e Transparência
SÃO JOÃO 2019

Jequié terá polo de desenvolvimento tecnológico

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 23 de fevereiro, 2017


 

Projetar o município de Jequié para um conceito de cidade do futuro, interligada com o mundo, através de conexões em banda larga estável e de qualidade, capaz de assegurar nas esferas pública e privada, a velocidade exigida para o desenvolvimento amplo das atividades empresariais, institucionais e sociais, este foi o propósito do prefeito Sérgio da Gameleira na audiência ocorrida nesta quinta-feira (23/02), em Salvador, com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, José Vivaldo Mendonça, buscando projetos e melhorias para Jequié, especificamente no setor de novas tecnologias. “As cidades vêm se modernizando, se adequando às novas tecnologias que ajudam no aprimoramento e qualificação de seus cidadãos, das empresas, do mundo dos negócios, e Jequié não pode mais ficar parada no tempo. Temos de avançar em todos os sentidos. E foi por isso que viemos até a Secretaria de Ciência e Tecnologia para que nos ajudem a abrir este caminho”, afirmou o prefeito Sérgio da Gameleira.

No encontro na capital baiana, surgiu o compromisso da implantação de duas Praças da Ciência em Jequié, que são espaços públicos para os jovens despertarem o interesse por conhecimentos em tecnologia e inovação, por meio da instalação de oito equipamentos educativos. Este projeto visa, também, promover e incentivar o conhecimento científico de maneira lúdica e interativa para desenvolver a curiosidade de crianças e adolescentes. O município cederá o espaço onde os equipamentos educativos serão instalados.

Diante desse cenário, o município pode ser transformado num polo de desenvolvimento tecnológico, atraindo empresas que desenvolvem novas tecnologias e, na condição de incubadoras, possibilite aos nossos jovens iniciarem o processo de aprendizado no mundo da tecnologia e do empreendedorismo.

Outro ponto discutido foi a solicitação da implantação de internet banda larga de 100gb. E isso poderá ser possível com a ativação da rede de fibra óptica que transformará a cidade em um ponto de distribuição de banda larga para toda a região, num investimento que será realizado em parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, com a participação, também, da iniciativa privada e o apoio da Prefeitura de Jequié.