Responsabilidade e Transparência
IPTU 2019

Museu Histórico de Jequié integra programação da 17ª Semana Nacional de Museus

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 14 de maio, 2019


Fazendo parte, pela primeira vez, da programação oficial da 17ª Semana Nacional de Museus, com os objetivos de promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, promoverá, no Museu Histórico João Carlos Borges, atividades gratuitas, até o próximo dia 17.

A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, que é celebrado no dia 18 de maio. A 1ª Semana Nacional de Museus, que ocorreu em 2003, teve 57 museus inscritos e 207 eventos. Já em 2017, sua 15ª edição, contou com a participação de 1.070 instituições e 3.079 eventos. Nesta edição, 1.114 instituições de cultura, de todo o país, oferecem ao público 3.222 atividades especiais como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, debates e apresentações musicais.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, o Museu Histórico de Jequié está integrando a programação nacional com a realização da exposição ‘Nossa gente, nossa história’, aberta ao público, das 8h às 18h; além da execução, nesta quarta-feira, dia 15, às 15h, de mais uma edição do projeto ‘Cine Museu’, com a exibição pública do documentário ‘1798: Revolta dos Búzios’, dirigido pelo cineasta baiano Antônio Olavo.

Com o tema ‘Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições’, a 17ª Semana de Museus propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.

“Precisamos valorizar, cada vez mais, a nossa história, propiciando aos espaços culturais e artísticos, como o nosso Museu Histórico João Carlos Borges, o cuidado atencioso que ele merece. Quando chegamos, o espaço estava fechado. Foi, então, reativado e vem recebendo programações que procuram mobilizar as pessoas para sua existência, provocando a visitação que, a cada ano, é sempre crescente. Desde o incêndio do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, e recentemente da Catedral de Notre Dame, em Paris, que se faz necessário reiterar a fundamental importância de um museu para a sociedade onde o indivíduo está inserido.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade.

A programação do Museu Histórico de Jequié, que integra a 17ª Semana Nacional de Museus, disponibilizada no dia 2 de maio, pode ser acessada no portal oficial do Instituto Brasileiro de Museus, ou através do link: http://www.museus.gov.br/programacao-da-17a-semana-nacional-de-museus-ja-esta-disponivel/ .