Núcleo Cidade Sol do NEOJIBA promove Recital no Museu

SECOM - Secretaria de Comunicação - sexta-feira, 22 de novembro, 2019

Nesta quarta-feira, dia 20, o Núcleo de Prática Musical Cidade Sol, resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo e do programa NEOJIBA, realizou, no Museu Histórico de Jequié, o Recital Núcleo Cidade Sol. O evento, que foi gratuito e destinado aos pais, familiares e os frequentadores do espaço do Museu, localizado na Avenida Rio Branco, no Centro da cidade, também foi um momento de apresentação pública dos talentos desenvolvidos pelos integrantes, a partir das aulas ministradas.

Criado em 2018, o Núcleo Cidade Sol, cuja sede fica no bairro Mandacaru, no mesmo imóvel onde funciona a sede do Programa Municipal de Iniciação Artística (PROARTE) conta, atualmente, com cerca de 80 integrantes, de 8 a 17 anos, sendo um dos mais importantes agentes de desenvolvimento cultural da cidade e da região. No local, são desenvolvidas atividades de iniciação musical gratuitas, com instrumentos de cordas friccionadas e de canto coral, para crianças e jovens dos mais variados bairros de Jequié.

O NEOJIBA é um programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, gerido pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM) e foi fundado há 12 anos, tendo atendido mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens, direta e indiretamente, em toda a Bahia, alguns, inclusive, desenvolveram carreira internacional, compondo o corpo musical de orquestras em outros países. Criado pelo maestro Ricardo Castro, diretor geral do NEOJIBA, é hoje uma das políticas prioritárias do Governo do Estado e que, para funcionar em Jequié, conta com a parceria da Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

“A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, tem o maior orgulho de fazer parte desse projeto tão importante. Ajudando a transformar as vidas dessas crianças e jovens, oportunizando uma janela para o futuro, através da música. O NEOJIBA Núcleo Cidade Sol é parte das políticas públicas inclusivas, voltadas à promoção e integração social, e que vem sendo executadas pela administração municipal, em diversas frentes, procurando levar cidadania e dignidade para a nossa população. A arte é quando é levada a efeito até a base da pirâmide social, ela é transformadora. O povo precisa tanto de arte e cultura, quanto de pão, de educação, de saúde. E é o que estamos realizando com este projeto.”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade.