Vacinação contra o Sarampo

Policlínica Regional de Saúde é inaugurada em Jequié

SECOM - Secretaria de Comunicação - sexta-feira, 22 de dezembro, 2017

Na manhã desta sexta-feira, 22, o governador do Estado, Rui Costa, acompanhado do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, e demais autoridades, inaugurou, em Jequié, a Policlínica Regional de Saúde, que vai atender os 28 municípios que integram o Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região, alcançando mais de 500 mil pessoas e oferecendo diversos serviços de saúde. A manutenção mensal da Policlínica fica sob responsabilidade do Estado, que cobre 40% dos gastos e os 60% restantes serão divididos entre os municípios consorciados.

A Policlínica funcionará como as demais unidades do tipo na Bahia, em que o atendimento ocorre por regulação para consultas médicas, exames diagnósticos e tratamentos terapêuticos. Cada município que integra o consórcio terá um número determinado de atendimentos que poderão ser realizados por mês. A quantidade será determinada levando em consideração a quantidade de habitantes de cada local.

A Policlínica Regional de Saúde contou com investimento de R$ 22 milhões, utilizados na realização de obras e compra de equipamentos, e vai oferecer atendimento para 14 especialidades, com previsão de ampliação. A unidade ainda emprega mais de 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros e apoio administrativo.

“A Policlínica Regional vem para auxiliar a população.  Muitas pessoas que buscavam exames de média complexidade acabavam tendo de buscar atendimento fora da cidade e acabavam se desgastando na longa viagem até Salvador ou para outra cidade, por exemplo. Agora, com a Policlínica Regional de Saúde, elas podem fazer isso aqui, com muito mais conforto e tranquilidade.”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.

“A importância dessa obra está na prestação de serviços que passará a fazer, com exames e atendimentos de alta qualidade em saúde e bem próximo de casa, em nossa cidade. Essa demanda será absorvida com a chegada da Policlínica e com a manutenção dividida entre o Estado e os 28 municípios consorciados.”, destacou o vice-prefeito e secretário de Saúde, Hassan Iossef.

Além de Jequié, participam do consórcio os municípios de Aiquara, Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Brejões, Cravolândia, Dario Meira, Ibirataia, Ipiaú, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagibá, Itamari, Itaquara, Itiruçu, Jaguaquara, Jitaúna, Lafaiete Coutinho, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Nova Itarana, Planaltino, Santa Inês e Ubatã. Para terem acesso ao atendimento da Policlínica, os moradores das cidades consorciadas contarão com 12 micro-ônibus gratuitos para fazer o transporte de cada cidade até a unidade, totalizando 11 roteiros.

Para ter acesso aos serviços prestados pela Policlínica, o paciente terá que passar por uma consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na sua cidade ou procurar a Secretaria Municipal de Saúde.