Jequié de cara nova, do jeito que a gente quer!

Prefeitura de Jequié alerta população para cuidados no combate a escorpiões

SECOM - Secretaria de Comunicação - sábado, 14 de janeiro, 2017

A Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciará a partir desta sexta-feira (13), ações de controle e combate aos escorpiões nos bairros Pompílio Sampaio, Parque das Algarobas e São Judas Tadeu. A ação tem como objetivo prevenir a ocorrência de acidentes ocasionados pela picada de escorpião, que pode ser grave, principalmente em crianças e idosos.

Serão realizadas vistorias em domicílios e comércios desses bairros, limpeza de áreas públicas, que será feita pela Secretaria de Serviços Públicos, e o treinamento de agentes de saúde para orientar os moradores quanto aos cuidados para evitar a proliferação deste tipo de animal.

Nas residências eles são comuns em saídas de esgoto, ralos e caixa de gordura. Esses animais procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas; por isso a importância de se combater o aparecimento desses insetos, que são atrativos dos escorpiões. Orientamos a população a tomarem as seguintes medidas:

• Manter limpo jardins, quintais e arredores, aparando a vegetação com frequência;
  • Não deixar acumular folhas secas, gravetos e cascalhos;
  • Vedar frestas em portas, janelas e muros, principalmente ao anoitecer, impedindo a entrada de escorpiões;
  • Evitar que as paredes fiquem sem reboco, pois os buracos em tijolos servem de locais de abrigo para os escorpiões;
  • Colocar tampas em ralos, inclusive os do quintal e jardim, ou utilizar outra forma para impedir o livre acesso dos escorpiões pela tubulação;
  • Manejar corretamente o lixo doméstico para evitar infestação de baratas, cuja presença atrai escorpiões;
  • Fazer periodicamente a dedetização para combater provável infestação de baratas;
  • Manter fechados armários e gavetas;
  • Examinar roupas e calçados antes de usá-los, principalmente quando tenham ficado expostos ou espalhados pelo chão;
  • Evitar, sempre que possível, as pedras ornamentais, pois elas servem de esconderijos e abrigos para os escorpiões,
  • Utilizar luvas apropriadas para manusear papéis, caixas de papelão ou outros materiais que estejam guardados a muito tempo.

Prevenção e controle

Os escorpiões são animais peçonhentos que injetam veneno por um ferrão na ponta da cauda. O acidente, com pessoas, geralmente ocorre quando há contato com o animal, geralmente na mão ou no pé.
Em caso de picada, a pessoa precisa procurar o hospital ou a unidade de saúde mais próxima. Se a vítima for menor de sete anos ou tiver mais de 60, deve ser encaminhada para atendimento de emergência, a fim de receber tratamento específico com soro antiescorpiônico ou anti-aracnídeo.