Prefeitura de Jequié apresenta relatório de atividades da Semana Municipal de Trânsito

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 5 de novembro, 2019

Nesta sexta-feira, 1º, a Prefeitura de Jequié, através da Superintendência Municipal de Trânsito, a SUMTRAN, promoveu uma audiência pública, na Câmara Municipal, para a apresentação do relatório de atividades da Semana Municipal de Trânsito, que este ano teve como tema ‘No trânsito, o sentido é a vida’ e mobilizou ações e atividades das mais diversas, entre os dias 30 de outubro e dia 1º de novembro, com o intuito de levantar reflexões acerca da importância da segurança no trânsito. Fruto da Lei Municipal nº 1.972/2015, a Semana foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, 19º Batalhão de Polícia Militar, 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, 7ª CIRETRAN, com o Serviço Móvel de Urgência (SAMU Regional 192), Guarda Municipal, Associação dos Mototaxistas de Jequié (AMOJE), Serviço Social do Transporte (SEST), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) e com o Lions Club Jequié.

De acordo com o superintendente da SUMTRAN, Luiz Cruz, foram realizadas palestras nas escolas municipais, nas unidades de ensino particulares, empresas e para o público presente na Praça Rui Barbosa, além de blitz educativa, com o apoio de simulação de acidente com socorro às vítimas, por meio do Comando Rodoviário Educativo, distribuição de panfletos de orientação para um trânsito mais seguro, exposição de viaturas, a participação da equipe técnica da Superintendência Municipal de Trânsito nas emissoras de rádio locais e, como forma de motivação à participação popular nas palestras, foram efetuados sorteios de três capacetes e um curso gratuito para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ao final do evento, foram sensibilizadas mais de 2.500 pessoas; 17 unidades escolares foram visitadas; duas empresas também receberam as equipes de palestras, que totalizaram 51 palestras. Foram fiscalizadas 96 pessoas, 80 veículos fiscalizados e realizados 55 testes com bafômetro.

“Um dos objetivos da Semana Municipal de Trânsito é o de conscientizar a população para um trânsito mais seguro e, por conta disso, levamos, mais uma vez, o assunto para as escolas municipais e privadas, pois a educação no trânsito começa na base e hoje tem muitos adultos que conhecem as leis mas não se conscientizam e, por isso, temos acidentes. Estamos investindo em sensibilizar as crianças, focando nas escolas, para que possamos ter ações mais conscientes, com um trânsito melhor e mais seguro. Também levamos o tema para a praça pública, para o ambiente das empesas, como forma de amplificar a discussão a respeito do trânsito. O trabalho foi coletivo, com a participação de diversos outros órgãos que, de forma conjunta, nos ajudou na realização do evento, mais uma vez.”, destacou Luiz Cruz, superintendente municipal de trânsito.