Prefeitura de Jequié conclui e entrega duas pontes na Zona Rural

SECOM - Secretaria de Comunicação - segunda-feira, 11 de fevereiro, 2019

O povoado de Campo Largo, no distrito de Florestal, que tem uma intensa produção agrícola, com muitas famílias de pequenos agricultores cultivando cacau, manga, mandioca, banana, goiaba, cupuaçu, além da produção leiteira, entre outras, que se destinam para consumo próprio e para a venda, nas feiras livres de Jequié, sofreu, por mais de 40 anos, com as dificuldades de escoamento dessa produção, em função da necessidade de construção de duas pontes, que serviriam, também, de passagem para pedestres. Esta realidade mudou! A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Serviços Públicos, concluiu e inaugurou, no domingo, dia 10, a construção de duas pontes na região de Campo Largo. Estiveram presentes o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o secretário de Infraestrutura, Daniel Muniz; o secretário de Serviços Públicos, Renê Andrade; o secretário de Saúde, Vítor Lavisnky; o secretário da Fazenda, Verivaldo Santana; o vereador José Simões de Carvalho, autor do requerimento que deu origem às obras; o administrador do povoado, Edmundo Santos Nascimento, o Nego; além de pequenos agricultores familiares proprietários e moradores da localidade.

Foi construída a ‘Ponte do Amaral’, com 11 metros comprimento por 3,20 metros de largura, de tabuado com pranchões e suportes de madeira, e a ‘Ponte do Carlinhos’, em outro ponto da localidade. Sem esses acessos, que agora foram erguidos, os moradores eram obrigados a arriscarem suas vidas em pequenas e improvisadas passagens feitas com troncos de madeira e, no período de chuvas quando os rios subiam, ficavam impossibilitados de saírem de suas terras e muitas crianças deixavam de ir para as escolas da Zona Rural.

“A gente tava precisando disso há mais de 40 anos! Sempre pedíamos aos prefeitos que passaram pela prefeitura e nada, nada. Agora estamos muito felizes com essa obra entregue para o nosso povo.”, destacou Edmundo Santos Nascimento, administrador do povoado.

“Era muito ruim pra gente. Não tinha acesso para o carro passar, não podíamos comprar as coisas de casa na cidade porque não podíamos passar. Era uma sufoco! A gente passava por cima de uns pedaços de madeira correndo risco de cair. Muitos já caíram no rio. A gente passava com dificuldade pra levar os filhos na escola e pra trazer as coisas da roça pra cidade. Mas agora, a gente tá muito feliz!”, disse a moradora, Izonete Evangelista dos Santos.

“É um dia de festa pra Campo Largo, um dia de muita alegria para mim. Há anos que venho pedindo a execução dessas duas pontes, tão importantes para esses moradores e, agora, estamos aqui entregando essas duas pontes que são fundamentais para o deslocamento dessas pessoas e o escoamento da produção rural. Campo Largo, hoje, está em festa.”, disse o vereador, José Simões de Carvalho.

“Um domingo de trabalho aqui na comunidade de Campo Largo, na região de Florestal. Entregando essas duas pontes, um sonho antigo dos moradores e que são tão importantes para a produção agrícola e para facilitar o acesso das pessoas que residem na localidade e não podiam se deslocar com segurança, não podiam levar seus produtos até a sede do município. Algumas pessoas moram aqui e fazem tratamento médico em Jequié e sem essas pontes, essas viagens ficavam muito mais complicadas. Agora, com todo o esforço da Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria de Serviços Públicos, contando com o apoio dos moradores do Campo Largo, que abraçaram a obra e deram suporte para nossas equipes de trabalho, estamos entregando essas duas pontes.”, afirmou o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.