Prefeitura de Jequié conclui formação de curso gratuito profissionalizante de Pedreiro Polivalente

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 4 de agosto, 2022

Na manhã desta quarta-feira, 3, foi realizada a solenidade de conclusão do curso de Pedreiro Polivalente do programa Desenvolve Jequié, uma iniciativa da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Central de Cursos, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Estiveram presentes, a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; e a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Os alunos tiveram aulas teóricas e práticas, com atividades de campo na sede da Associação das Donas de Casa da Bahia (ADCB) e na Zona Rural, tendo, inclusive, executado, voluntariamente, a requalificação de um posto de saúde, e solucionando problemas de infraestrutura na Central de Cursos, colocando na prática, o que aprenderam durante o curso que, além de ser profissionalizante e, também, gratuito e têm objetivo de possibilitar novas oportunidades no mercado de trabalho à população, fortalecendo as habilidades e desenvolvendo potencialidades dos participantes, que é o público cadastrado no CadÚnico e beneficiários de programas sociais.

De acordo com a gestora de Políticas Públicas da Secretaria de Desenvolvimento Social, a execução do Programa Desenvolve Jequié é a implementação das políticas públicas de fomento ao desenvolvimento social e econômico das pessoas.

“Investir na capacitação e profissionalização das pessoas! O Desenvolve Jequié segue ofertando cursos gratuitos e oportunizando aos participantes uma maior bagagem profissional para ser apresentado ao mercado de trabalho e isso pode representar a autonomia e empreendedorismo para muitos deles. Hoje, Jequié ganhou novos pedreiros polivalentes, que já saem daqui com um novo olhar sobre a própria vida e já saem aptos para o mercado.”, disse a gestora, Marinelma Macedo.

“A proposta que está inserida na implementação desses cursos profissionalizantes gratuitos é a de ajudar aqueles que mais precisam, dentro do círculo de vulnerabilidade social e, assim, transformar as vidas dessas pessoas. Ao mesmo tempo que elas aprendem novas habilidades e desenvolvem novos conhecimentos, tornam-se, também, cientes de seu potencial e, desta forma, sentem-se mais confiantes para conseguir alcançar os seus objetivos e mudar a sua realidade. Esses cursos são um instrumento de independência financeira e possibilitam que sejam abertas novas oportunidades de trabalho aos participantes.”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.