É trabalho. É vida melhor.

Prefeitura de Jequié conclui segunda etapa de projeto de testagem da Covid-19 nas escolas municipais

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 10 de maio, 2022


Com o retorno das aulas presenciais, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, em conjunto com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), intensificou a testagem de alunos das escolas estaduais e municipais e, de acordo com os dados levantados pelo Projeto Partiu! #Testagem nas Escolas, os órgãos de saúde poderão fazer uma comparação de cenários e acompanhar, de perto, os resultados da correta aplicação das medidas preventivas e a operacionalização de uma resposta mais ágil, dentro do ambiente escolar.

Este ciclo da ação, a segunda desde os meses de novembro e dezembro de 2021, teve início no dia 18 de março e se estendeu até o dia 5 de maio, afim de garantir mais segurança para alunos e a comunidade escolar, propiciando o monitoramento e o controle da disseminação da Covid-19. De acordo com as Secretarias de Saúde e de Educação, os casos positivos identificados tiveram de adotar os protocolos sanitários, que são implementados de forma integrada entre as duas secretarias, a exemplo de medidas de isolamento e monitoramento, bem como o rastreamento e quarentena dos contactantes diretos e a suspensão das aulas por sete dias, nas turmas em que os casos foram registrados.

Como parte desta segunda fase, o Projeto Partiu! #Testagem nas Escolas contou com a participação de 2.545 pessoas. Destes, 96,6% foram estudantes, 2,2% foram professores e 1,2% foram trabalhadores da Educação. A iniciativa foi executada em 16 escolas da rede pública de ensino, sendo nove da rede estadual e sete do Sistema Municipal de Ensino. Do montante dos testes realizados, obteve-se como positivos para a Covid-19 os exames laboratoriais de duas pessoas (0,07 %).

“Essa queda nos índices de casos positivos é resultado da aplicação das medidas preventivas, por parte das equipes gestoras das escolas municipais, reflexo da boa orientação da Secretaria de Educação e da ampliação da vacinação contra a Covid-19, implementada pelas equipes de Saúde do município. Estamos felizes, mas não relaxados, pois a pandemia, infelizmente, é uma realidade, e por meio dessa amostragem é possível fazer o monitoramento contínuo do cenário epidemiológico no ambiente escolar para, a partir dele, adotar novas medidas ou intensificar as estratégias de prevenção e controle da doença. O que não podemos é dar espaço para o ressurgimento da Covid-19 entre a população.”, destacou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.