Prefeitura de Jequié contempla alunos da EJA com cestas básicas por frequência em sala de aula

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 3 de outubro, 2019

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, vem, desde 2018, executando o Programa Escolar de Manutenção do Aluno na Escola, o Programa Permaneça, que visa a entrega de cestas básicas aos estudantes que tiveram frequência acima de 70%, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na noite de segunda-feira, 30, aconteceu a solenidade de entrega de cestas básicas aos alunos contemplados. Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Educação, o professor Paulo Andrade; as coordenadoras da EJA, Luanda Barreto e Josinélia Moreira; a presidente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), Ângela Menezes da Silva, e o conselheiro do FUNDEB, Danilo Pereira dos Santos.

Todas as unidades escolares, que têm turmas da EJA/noturno, foram contempladas e a entrega simbólica ocorreu na Escola Municipal Professora Adinalva Miranda, no distrito de Itajuru; na Escola Municipal Doutor Daniel Andrade, na região do Tamarindo, em Itajuru; na Escola Municipal Osvaldo Evangelista Nascimento, na comunidade do Canoão, distrito de Monte Branco.

O Programa Permaneça foi aprovado pela Câmara Municipal, por meio da Lei número 2.044 de 15 de março de 2018 e, desde então, é uma ferramenta a mais que vem sendo colocada em ação como forma de ajudar a manter estável a frequência dos alunos da EJA/noturno, tornando-se parte das estratégias para que o sistema municipal de ensino combata a evasão escolar, sobretudo no turno noturno.

“Esse trabalho é resultado de várias pessoas que estão diretamente envolvidas na execução do programa. Para que tudo dê certo temos os professores, gestores, coordenadores pedagógicos, servidores da educação, assim como os alunos, enfim, todos se dedicam para que o resultado do projeto seja alcançado com sucesso.”, afirmou Josinélia dos Santos Moreira, uma das coordenadoras municipais da Educação de Jovens e Adultos, EJA.

“Entendemos como uma grande política de incentivo aos alunos. O Programa Permaneça tem um viés social, mas sobretudo, inclusivo, também por conta de ser um motivador pela permanência do aluno em sala de aula, melhorando os índices de frequência e auxiliando a diminuir a evasão escolar no período noturno.”, disse o secretário de Educação, o professor Paulo Andrade.