Natal em Jequié

Prefeitura de Jequié dá início a ações para minimizar impacto das chuvas

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 4 de dezembro, 2018

Com as chuvas que caíram sobre a cidade, desde o final da tarde desta segunda-feira, dia 3, até a manhã desta terça-feira, 4, muitos estragos foram ocasionados, como alagamentos de ruas e avenidas, danos materiais em lojas comerciais e residências, dezenas de casas invadidas pela água e muita lama. O prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, acionou ainda durante a noite de segunda-feira, o Comitê Emergencial, que é formado por todas as secretarias municipais para tratar as ocorrências da população atingida pela chuva e determinou o empenho de todos no auxílio à população atingida pelas chuvas.

Diversas localidades, principalmente os bairros mais distantes do Centro, sofreram com as águas das chuvas. Dezenas de pessoas das equipes da Secretaria de Serviços Públicos já começaram a fazer a limpeza das ruas, bueiros e canais de escoamento, retirando entulho e lixo trazido pelas águas da chuva, no bairro Joaquim Romão, contando com o apoio de diversos carros-pipa e caminhões-caçamba.

A secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira, acompanhada da equipe técnica da Secretaria, esteve visitando os locais mais atingidos para a identificação das ocorrências que serão atendidas pela área Social. A Secretaria de Infraestrutura, juntamente com a Superintendência Municipal de Trânsito, interditou trecho da Avenida Castelo Branco, nas proximidades da Frijel, em função do afundamento da intervenção da rede de esgoto da EMBASA, neste local. Os reparos só serão iniciados quando a chuva tiver cessado.

A Prefeitura de Jequié disponibilizou o número da Ouvidoria Geral do Município (0800 071 1710), para que a população informe, através de ligação gratuita, sobre ocorrências de alagamentos, deslizamentos de terra ou solicitação de ajuda, caso ocorram problemas decorrentes com as chuvas.

“Para a Prefeitura, o trabalho começou ontem mesmo, durante à noite, com o Comitê Emergencial nas ruas, visitando os locais e procurando identificar os pontos mais críticos atingidos pelas águas e já resolvendo algumas situações, como a interdição do trecho da Avenida Castelo Branco, onde rompeu a rede da EMBASA. Hoje, com todas as Secretarias envolvidas, de forma conjunta, estamos nos esforçando, ao máximo, para minimizar os impactos das chuvas que poderiam até ser pior se a Prefeitura não viesse fazendo um trabalho preventivo com a desobstrução dos canais de água pluvial nos bairros. Mas, mesmo assim, a quantidade de água foi maior que o esperado e as redes não suportaram, extravasando. Será um dia de muito, muito trabalho.”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.