Prefeitura de Jequié dará início a entrega de cestas básicas aos alunos que mantiveram boa frequência nas aulas da EJA

SECOM - Secretaria de Comunicação - segunda-feira, 29 de novembro, 2021

Nesta terça e quarta-feira, dias 30 e 1º, acontecerão as entregas de cestas básicas do Programa Permaneça, criado pela Prefeitura de Jequié e executado pela Secretaria de Educação, visando a redução da evasão escolar dos estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Sistema Municipal de Ensino.

O Programa Permaneça foi estabelecido pela Lei nº. 20.44 de 15 de março de 2018, aprovado pela Câmara Municipal. No ano letivo de 2021, a Secretaria de Educação ampliou o atendimento do Programa, passando a beneficiar, também, as turmas da EJA Juvenil, atendendo, assim, uma solicitação dos docentes e dos discentes da EJA, matriculados nessas turmas.

Tanto os alunos das escolas do campo e quantos os estudantes das escolas da sede do município, com frequência escolar acima de 70% e rendimento escolar em cada unidade letiva, serão contemplados. O programa é executado com recursos próprios do município e propõe, além de motivar a permanência do aluno em sala de aula, também auxiliar no complemento das carências nutricionais dos mesmos.

De acordo com a coordenação da EJA, da Secretaria de Educação, foram observados resultados satisfatórios desde o primeiro ano da sua execução, tendo sido possível a identificação de uma frequência regular correspondente a aproximadamente a um terço dos estudantes matriculados, o que foi mantido até o final daquele ano letivo, sendo um dado significativo. E os indicadores referentes a evasão escolar nas classes da EJA, no mesmo período, saiu do percentual de 52,80% de estudantes evadidos para 30,80%.

Confira o cronograma de entrega das cestas básicas do Programa Permaneça: