SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER

Prefeitura de Jequié discute planejamento para o Dia do Índio

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 8 de novembro, 2018

No mês de comemoração do Dia do Índio, que é comemorado no dia 19 de abril, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, tem realizado programações gratuitas no Museu Histórico João Carlos Borges. Foi assim em 2017 e, também, neste ano de 2018, quando estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como sociedade em geral, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura indígena, através da visita às exposições instaladas no espaço do Museu. Como parte dos preparativos para a execução da comemoração, no começo do próximo ano, aconteceu na manhã desta quarta-feira, 7, uma reunião na sede da Secretaria de Cultura e Turismo. Estiveram presentes o secretário municipal de Cultura e Turismo, Alysson Andrade e representantes da Aldeia Indígena Pataxó de Coroa Vermelha.

Na ocasião foi discutida sobre a possibilidade de participação dos índios pataxós nas comemorações promovidas em Jequié, pela Prefeitura, durante o mês de abril.

De acordo com os indígenas, a aldeia surgiu em 1972, originalmente, e é totalmente orientada para a comercialização de artesanato, que, ainda hoje, é sua principal atividade. Um levantamento feito em 1998 registrou uma população de 1546 moradores. A aldeia está localizada no sítio histórico da Coroa Vermelha, entre a praia e a pista da BR-367, oito quilômetros ao sul da sede do município de Santa Cruz Cabrália e quinze quilômetros ao norte do município de Porto Seguro.

“É relevante que a administração pública se preocupe e fomente atividades que possam ampliar a discussão e a reflexão coletiva acerca da cultura indígena. É nesse sentido que a Prefeitura de Jequié tem realizado atividades no Museu Histórico, voltadas para o mês em que se comemora o Dia do Índio, envolvendo sempre a participação de estudantes.”, disse Alysson Andrade, secretário de Cultura e Turismo.