Prefeitura de Jequié divulga cronograma dos trabalhos de controle de vetores e pragas urbanas nos espaços culturais

SECOM - Secretaria de Comunicação - segunda-feira, 9 de dezembro, 2019

Com o propósito de erradicar, controlar e prevenir a proliferação de pragas, insetos e animais peçonhentos, especialmente nos espaços culturais geridos pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, foi divulgado, nesta segunda-feira, 9, o cronograma dos trabalhos que serão efetivamente executados na Casa da Cultura Pacífico Ribeiro; no Casarão Nestor Ribeiro; na sede física do Programa Municipal de Iniciação Artística e do Núcleo de Práticas Musicais Cidade Sol, do Neojiba; além do Museu Histórico João Carlos Borges.

De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Alysson Andrade, além de proteger o patrimônio, a medida pretende, ainda, proteger os servidores públicos e colaboradores terceirizados que prestam serviços nos espaços, bem como o público desses locais, composto de crianças, jovens e adultos que, a partir de 2017, passaram a frequentar com assiduidade os espaços culturais administrados pela Prefeitura, notadamente, o Museu Histórico de Jequié, que dispõe de acervo que merece a atenção especial do poder público, principalmente, por conta da possiblidade de surgimento de cupins.

Ainda, de acordo o secretário, não se tem informação oficial da realização desse tipo de trabalho nos espaços culturais nos últimos dez anos, sendo o Museu Histórico a única exceção, pois foi dedetizado durante o período em que o atual prefeito, Sérgio da Gameleira, esteve interino à frente da Prefeitura de Jequié, em 2016. A empresa responsável pela execução dos serviços é a J. E. Mota de Souza Dedetização – ME, com sede em Jequié, vencedora de certame público, realizado pela Secretaria de Administração.

“A proliferação de baratas, ratos, escorpiões, mosquitos, cupins, entre outros insetos, é muito comum nos centros urbanos. Assim, a Prefeitura de Jequié está fazendo a sua parte, cuidando dos ambientes públicos destinados às atividades culturais e, ao mesmo tempo, protegendo os servidores e público frequentador e, também, todos os acervos históricos e as edificações.”, disse Alysson Andrade, secretário de Cultura e Turismo.

Confira o cronograma:

Dia 21/12 – Núcleo Cidade Sol do NEOJIBA e PROARTE;