Prefeitura de Jequié e comissão do Selo UNICEF realizam ‘Semana do Bebê’

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 3 de dezembro, 2019

A ‘Semana do Bebê’ é uma das principais estratégias do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, incentivando a reflexão e avaliação das condições sociais, educacionais, de saúde e com isso melhorar o atendimento dos serviços oferecidos. A Prefeitura de Jequié, através da comissão do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizou, de 25 a 29 de novembro, a primeira edição da ‘Semana do Bebê’, que foi executada em diversos equipamentos públicos das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social e Educação, numa ação intersetorial.

Levada aos espaços das escolas, unidades de educação infantil, Unidades e Centros de Saúde e aos Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), bem como aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), a ‘Semana do Bebê’, que teve o tema ‘1000 dias que valem uma vida’, ofertou à população palestras, oficinas, rodas de conversas, entre muitas outras ações. As atividades buscaram fortalecer os laços familiares e o cuidado com a saúde de bebês e familiares. Entre as ações promovidas, o Centro de Saúde Almerinda Lomanto apresentou às gestantes palestras sobre a saúde do bebê e no Centro de Saúde Jequié, as atividades foram marcadas pela presença de gestantes e toda a equipe da Unidade, que participaram de palestras, momento integrativo com dinâmico de grupo, a pintura nas barrigas das gestantes, sorteio de brindes e um delicioso lanche.

A Semana do Bebê é uma importante estratégia de mobilização e debate sobre os direitos das crianças na Primeira Infância. Essa iniciativa é nacionalmente apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF e acontece em diversos municípios do país, há quase 20 anos. A ideia é que, em cada edição, ocorram discussões sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas, atividades lúdicas e culturais.