IPTU 2019

Prefeitura de Jequié e Conselho Municipal de Saúde realizam 9ª Conferência Municipal de Saúde

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 11 de abril, 2019

Teve início, nesta quarta-feira, dia 10, e seguirá até hoje, 11, a 9ª Conferência Municipal da Saúde, realizada pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, e do Conselho Municipal de Saúde. O evento, que acontece no auditório Waly Salomão, na Universidade Estadual da Bahia, a UESB, teve, em sua abertura, a apresentação das crianças assistidas pelos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), que funciona na cidade através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Saúde, Vítor Lavinsky, representando o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Silvino Rodrigues; a promotora de justiça, Juliana Rocha; o representante do Núcleo Regional Sul de Saúde, Gilmar Vasconcelos; os vereadores, Reges Silva e Joselane Ferreira, a Laninha; a representante dos usuários com deficiência, do Sistema Único de Saúde (SUS), Érica Brandão; o representante dos usuários do SUS, Antônio Domingos; os representantes dos trabalhadores estaduais em Saúde, Ana Célia, e a diretora do Centro de Referência em Doenças Endêmicas Pirajá da Silva (CERDEPS – PIEJ), a primeira-dama, Marla Sampaio Cafezeiro Suzarte Almeida.

A Conferência, que este ano, tem como tema ‘Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS’, é um espaço democrático onde a população é convidada a avaliar a situação da saúde, ajudar a definir caminhos e a garantir que o Sistema Único de Saúde seja um direito de todos.

A 9ª Conferência Municipal da Saúde tem o objetivo de mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade acerca do direito à saúde e em defesa do SUS; avaliar a situação atual de saúde do município; ter conhecimento do Plano de Governo para a saúde da presente gestão municipal; avaliar as propostas aprovadas na última Conferencia Municipal de Saúde; elaborar propostas a partir das necessidades de saúde e elaborar ajustes do Plano Municipal de Saúde.

“A Conferência Municipal de Saúde funciona como uma etapa da Conferência Nacional de Saúde e depois dessa etapa, temos a Estadual até chegar à Nacional. Este momento é importante porque nós vamos escolher as propostas que vão definir a política a ser adotada pelo Ministério da Saúde, pelo Governo do Estado e também pelo Governo Municipal para que elas venham a ser implantadas no município, no Estado e na União. Queremos ressaltar que há uma grande participação popular e esse é um grande momento para a democracia, pois quem é usuário do SUS tem a oportunidade de vir debater e buscar melhorias para o serviço público de saúde.”, disse o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Silvino Rodrigues.

Presente nos Eixos Temáticos, de forma participativa, o secretário de Saúde, Victor Lavinsky, relatou estar muito feliz por oportunizar, através da Prefeitura de Jequié, aos trabalhadores, aos profissionais da área de saúde, a sociedade de um modo em geral e também às entidades representativas de controle social, esse movimento em defesa da democracia e de um SUS melhor.

“Sabemos exatamente o que vem acontecendo com o SUS; a questão do sucateamento a nível de Governo Federal e, infelizmente, as perspectivas enquanto gestor público, eu digo que não são boas. Temos que lutar realmente para que a gente consiga construir um SUS que todos nós acreditamos. Aquele SUS que está preconizado em nossa Constituição Federal. Então, essa 9ª Conferência Municipal de Saúde vem com o intuito de falar sobre a democracia, sobre o financiamento da gestão SUS e realmente implementarmos mais melhorias através deste importante momento. Daqui vamos levar para a Conferência Estadual e, com certeza, vão sair propostas para que a gente possa melhorar cada vez mais o Sistema Único de Saúde.”, disse o secretário de Saúde, Victor Lavinsky.