Prefeitura de Jequié e Polícia Militar formam 728 alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas

SECOM - Secretaria de Comunicação - quarta-feira, 10 de julho, 2019

Na manhã desta quarta-feira, 10, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, participou da cerimônia de formatura das turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas, o PROERD, no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, realizada pela Polícia Militar. Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Educação, Paulo Andrade, representando o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o major, Souza Cruz, subcomandante do 19º Batalhão, representando o tenente-coronel, Itamar Gondim, comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar; representando a imprensa local, Wilma Stock; diretores do sistema municipal de ensino; oficiais da corporação presente, alunos e uma equipe da Secretaria de Educação.

As escolas municipais que participaram do Programa foram a Escola Municipal Doutor Joel Coelho Sá; Escola Municipal Professora Vilma Brito Sarmento; Escola Municipal Doutor Celi De Freitas; Escola Municipal Do Curral Novo; Escola Vasco Filho; Centro Educacional Professor Brito; Escola Municipal União Do Povo; Escola Municipal Dom Jairo e a Escola Municipal Professora Adelaide Rodrigues Lima.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas, o PROERD, é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o país.

“Neste momento de culminância de mais uma etapa deste Programa, que já existe há muitos anos aqui na Bahia, encabeçado pela Polícia Militar, eu vejo como um programa que é realmente necessário para que possamos ter um futuro melhor porque ele tem como objetivo principal preparar a criança, o jovem, o adolescente para saber dizer não às drogas e até a algum tipo de violência.  Dessa forma, sem dúvida, poderemos formar melhores cidadãos e, assim, quem ganha é a cidade, a comunidade, o nosso país.”, disse o major, Souza Cruz.

“Eu me emocionei assistindo a formatura destes jovens. Enquanto gestores municipais, precisamos fortalecer sempre este Programa, que é de inciativa da Polícia Militar. Isso aqui é importante demais para a vida deles, dentro e fora da escola, no seu dia-a-dia, com as suas realidades.”, disse o secretário de Educação, Paulo Andrade.