Prefeitura de Jequié encerra curso gratuito de panificação básica da Central de Cursos na Unidade Móvel do SENAI

SECOM - Secretaria de Comunicação - sexta-feira, 13 de abril, 2018

Com o propósito de levar capacitação técnica, em culinária, para inserir mais pessoas no mercado de trabalho, incentivando o empreendedorismo e criando novas fontes de renda, a Prefeitura de Jequié, através da Central de Cursos, equipamento público da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), encerrou, nesta sexta-feira, 13, o curso de panificação básica, na Unidade Móvel do SENAI, localizada no Centro da cidade. Estiveram presentes, a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira; a coordenadora da Central de Cursos, Geisa Calhau; a engenheira de alimentos do SENAI e professora do curso de panificação básica, Bruna Guimarães; alunos da Central de Cursos, e pessoas convidadas.

Segundo Bruna Guimarães, durante as sessenta horas de capacitação, os vinte alunos foram instrumentalizados sobre as boas práticas de fabricação, desde como escolher uma matéria-prima, observando a validade dos produtos, seguido pelas orientações na preparação das receitas, e no fim, foram inseridos na prática. “Para mim a panificação representa saúde, vida, porque trabalhamos, antes de tudo, com boas práticas de fabricação, mostrando para os nossos alunos que antes de unir os ingredientes, precisamos pensar em quem vai ingerir. E isso é imprescindível na qualificação e os resultados são excelentes! Pois bons profissionais trazem ótimos resultados para a qualidade do produto final.”, mencionou a professora do curso, Bruna Guimarães.

Para o aluno de panificação básica, Neílton Santos, que é vendedor autônomo de cosméticos, e reside no Residencial Parque do Sol, localizado no bairro do Jequiezinho, aprender as técnicas de panificação vai ajudar a complementar a renda no final do mês, além de garantir para ele e seus colegas mais oportunidades no mercado de trabalho. “Muitas pessoas que participaram do curso estão desempregadas e isso vai ajudar muito. Nós acreditamos que as portas serão abertas. Saímos daqui com um certificado de capacitação e um conhecimento a mais no setor da culinária. Desde já agradecemos à Prefeitura de Jequié que fez isso acontecer.”, disse Neílton Santos.

“A Central de Cursos é uma fábrica de Sonhos, e eu agradeço à Prefeitura de Jequié, e o empenho da secretária Andrea Cerqueira. Tive alunos que se formaram ano passado, em panificação, e já estão trabalhando. Outros que foram qualificados em mecânica e refrigeração de ar-condicionado e já ingressaram no mercado de trabalho. Então, trabalhar com esse público que necessita é importante para diminuirmos as desigualdades em nossa cidade. Para gerar emprego e renda, estimulando também o empreendedorismo.”, destacou a coordenadora da Central de Cursos, Geisa Calhau.

“Nós tivemos a preocupação de ter uma parceria com um grupo de credibilidade que é o SENAI, que garante o certificado e atestado de qualificação após o término do curso. Vocês estão saindo daqui hoje enriquecidos de conhecimento em panificação básica, preparados para o mercado de trabalho e esperamos que se identifiquem com o que foi ministrado, que atuem na área, comercializem, e quem sabe, se tornem empreendedores fomentando cada vez mais o setor econômico da nossa cidade. A nossa tarefa é estimular aqueles que precisam para a transformação da realidade social.”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira.