Prefeitura de Jequié entrega carrinhos de lanches para incentivar empreendedorismo no município

SECOM - Secretaria de Comunicação - quarta-feira, 22 de junho, 2022

Dezenas de trabalhadores informais e microempreendedores individuais que atuam em Jequié receberam, nesta terça e quarta, dias 21 e 22, os carrinhos de multiuso, totalmente padronizados, para a comercialização de lanches e variedades. Os equipamentos fazem parte do Projeto Carrinho Legal, executado pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Estiveram presentes, a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão; o gestor municipal do Sistema Único de Assistência Social, Emerson Nery; a gestora orçamentária e financeira da Secretaria, Noélia Barreto Galvão;  a gestora de políticas públicas da Secretaria de Desenvolvimento Social, Marinelma Macedo; a gestora de Proteção Social Básica, Suellen Pereira; o gestor da Proteção Especial, Alexandro Luiz Bomfim; o coordenador municipal de equipamentos culturais, Milton Macedo; os técnicos, Bruna Brito e Eduardo Meireles, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico; além das pessoas contempladas.

O projeto, que compõe uma das etapas do Programa Desenvolve Jequié, atendeu cerca de 100 pessoas que participaram de um edital público de chamamento. Como forma de apoio ao empreendedorismo, os participantes passaram por treinamentos em oficinas ministradas pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), incluindo técnicas de finanças, manuseio de alimentos, entre outras. Após a assinatura do termo de comodato e da entrega dos equipamentos, muitas pessoas que necessitam de uma oportunidade para desenvolver o empreendedorismo e outras que já trabalhavam com lanches em carrinhos de lanches improvisados ou rudimentares e que participaram do Projeto, vão poder trabalhar e ofertar serviços mais qualificados.

“Com muita alegria e com as bençãos de Deus, entregamos os equipamentos para os primeiros beneficiários do Projeto Carrinho Legal, que também já receberam treinamento sobre finanças, empreendedorismo e manuseio de alimentos, entre outros. Esse projeto tem o objetivo de proporcionar mais dignidade e qualidade de vida, dando a oportunidade de as pessoas gerarem sua própria renda, realizarem os sonhos de suas famílias e serem economicamente independentes.”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.

“O projeto Carrinho Legal é uma mola propulsora para ajudar os vendedores ambulantes e microempreendedores individuais a evoluir e avançar com o seu negócio. É dar a vara e ajudar a iniciar a pesca, pois além da entrega do carrinho, o prefeito Zé Cocá solicitou que, também, fizéssemos a capacitação desse público e, com isso, oferecêssemos o treinamento via Sebrae, como um apoio para a estruturação desse novo empreendedor, digamos assim. Com o carrinho de lanches e os novos conhecimentos adquiridos, eles podem traçar estratégias mais eficazes e utilizar a melhor abordagem ao consumidor, imprescindível para todo empreendedor que queira profissionalizar seu negócio.”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão.

Os contemplados que ainda não assinaram o termo de comodato, devem comparecer à Secretaria de Desenvolvimento Econômico para assinarem o termo e terem acesso ao seu equipamento. O atendimento é feito na Praça Coronel João Borges, Centro, 1º andar do Departamento de Tributos, das 8h às 14h, no prazo de até 10 dias.