Prefeitura de Jequié entrega fardamento e kit de trabalho aos novos agentes de combate às endemias

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 5 de novembro, 2019

Nesta sexta-feira, dia 1º, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, promoveu, no auditório da Secretaria, a solenidade de entrega dos novos uniformes aos 48 agentes de combate às endemias, que foram contratados para trabalharem no Programa de Controle da Dengue. Estiveram presentes, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Ila Cariele Almeida, representando o secretário de Saúde, Vítor Lavinsky; a equipe técnica da diretoria de Vigilância Epidemiológica, e os agentes recém contratados.

Os uniformes garantem a padronização, identificação e uma melhor aceitação do agente pela população pois, com o agente devidamente uniformizado, o morador se sente mais seguro ao permitir o acesso à sua residência. Os agentes receberam um kit com duas camisetas, duas calças, dois chapéus de sol com proteção do pescoço, um par de botas, além de protetor solar e os demais itens para trabalho de campo; que são essenciais para a promoção e a qualidade dos serviços de saúde prestados nas visitas domiciliares.

“Temos feito um trabalho muito focado no combate às arboviroses, como o vírus da dengue, o zika vírus, chikungunya e a febre amarela. Esse trabalho será intensificado, agora, com os novos agentes de combate às endemias, devidamente fardados e em contato direto com a população, com as comunidades, vão continuar a nos ajudar na melhoria dos índices de infecção predial do mosquito Aedes Aegypti, entre outros.”, disse Ila Cariele Almeida, diretoria de Vigilância Epidemiológica.

Para o secretário de saúde, Vítor Lavinsky, a identificação visual, com o devido fardamento, auxilia na operacionalização do atendimento feito às pessoas, pois o agente de combate às endemias auxiliam no controle das doenças, em especial as transmitidas pelos mosquitos, conscientizando a população e diminuindo os casos das doenças, sendo um trabalho preventivo.

“Em nome da Prefeitura de Jequié e do prefeito, Sérgio da Gameleira, desejo uma boa sorte aos novos contratados que, por meio do trabalho, eles vão nos ajudar a intensificar as ações preventivas, que são fundamentais para diminuir os casos de doenças. Tenhamos cada vez mais resultados positivos, como fruto do esforço de cada um deles.”, afirmou o secretário de Saúde, Vítor Lavinsky.