Prefeitura de Jequié entrega kits de enxoval para gestantes do CRAS do Mandacaru

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 4 de julho, 2019

Proporcionar o cuidado com a saúde e prestar assistência às gestantes atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social, o CRAS, tem sido uma ação contínua da Prefeitura de Jequié, articulada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretaria de Saúde. No CRAS do bairro Mandacaru foram realizados diversos encontros, com a participação de 21 mulheres do grupo de gestantes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da unidade, em um momento relevante que promoveu o bem-estar e a assistência social.

Durante os encontros foram ofertados ao grupo de gestantes do CRAS serviços executados por equipes de profissionais de enfermagem, odontologia e nutrição, visando a saúde preventiva das futuras mamães e dos bebês. Também foi oferecido atendimento pedagógico, que levou informações e auxiliou na troca de experiências entre as participantes. As assistidas aprenderam a confeccionar as lembranças dos bebês e, ao final, todas as gestantes receberam os kits de enxoval, com itens essenciais para o cuidado após o nascimento do bebê, em um dos momentos mais aguardados pelas futuras mamães.

O kit de enxoval é um benefício eventual de natalidade, assegurado pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), e com ele, as gestantes recebem a roupinha pagã; casaquinho; luvas e sapatos; camisetas; meias; cueiro; pacotes de fraldas descartáveis; pacotes de fraldas de algodão; saída de maternidade (macacão e manta); toalha de banho; mamadeira (grande, média e pequena); itens de banho infantil (sabonete, shampoo e condicionador), uma banheira plástica e um mosqueteiro. Os kits são em cores variadas.

Para a coordenadora do CRAS do Mandacaru, Elioneide Alves, a proposta do projeto é acolher as gestantes e atendê-las em suas demandas, através de um espaço de escuta e convivência social, onde possam partilhar suas vivências e sentimentos em relação a gestação.

“Essa ação não é só para entregar o kit de enxoval e sim como forma de incentivo para que cada vez mais as gestantes do nosso município sejam acompanhadas e assistidas. Temos oferecido diversos serviços para elas, nesse momento tão importante.”, destacou Elioneide Alves, coordenadora do CRAS do Mandacaru.

“Promover esses momentos ao grupo de gestantes têm sido uma prioridade contínua da Secretaria de Desenvolvimento Social, tendo em vista o impacto positivo que a ação tem na vida dessas mulheres.  Temos aproveitado a parceria com a Secretaria de Saúde, que entende a importância de disponibilizar profissionais para realizar a ação, que alia promoção de serviços em saúde e assistência social, para as mulheres grávidas assistidas pelos CRAS.”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira.