Prefeitura de Jequié homenageará Waly Salomão

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 10 de agosto, 2017

De 1 a 30 de setembro, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, oferecerá uma vasta programação gratuita em homenagem ao aniversário de nascimento do poeta, escritor, compositor, produtor musical e ex-secretário nacional do livro, o jequieense Waly Salomão.

A programação contará com a participação de músicos locais, poetas, coletivos culturais, teatro itinerante com o espetáculo “Me segura qu’eu vou dar um troço”, cujo nome homenageia o primeiro livro de Waly e vai ser apresentada nos ônibus coletivos e praças públicas da cidade, além de ensaios abertos da orquestra municipal, saraus literários, lançamento do mini cordel “O Vapor de Waly”, de autoria de Rogério Xavier e Júlio Lucas, apresentações de dança, mesa redonda com o tema: “Vida e Obra de Waly Salomão” e distribuição de livretos.

Além das apresentações artísticas, a homenagem pública organizada pela Prefeitura de Jequié ganhará ainda exposições multimídias no Museu Histórico de Jequié João Carlos Borges, intituladas “Algaravias” e “Janela de Marinetti”, nomes de obras literárias do poeta. No dia 15 de setembro, numa parceria com a Academia de Letras de Jequié, está programada a participação do escritor Omar Salomão, que é filho de Waly.

“Com esta programação organizada pela Prefeitura, no mês de nascimento de Waly, os jequieenses, especialmente os estudantes das redes pública e privada, terão uma grande oportunidade de saber mais sobre o poeta baiano de Jequié. A homenagem pública foi pensada e organizada a partir de conversas com alguns integrantes de sua família, com muito carinho e com todo o cuidado que o legado de Waly Salomão merece ter”, disse Alysson Andrade, secretário de Cultura e Turismo.

“Jequié precisa valorizar sua história, dar espaço para que as novas gerações conheçam as bases geográficas, históricas, artísticas que fundamentaram nossa cidade. A homenagem da Prefeitura de Jequié é mais do que justa e celebrará o enorme conjunto de obras que o Waly Salomão deixou.”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.