Obras

Prefeitura de Jequié inicia Caravana da Alegria com distribuição de 11 mil brinquedos para alunos das escolas municipais

SECOM - Secretaria de Comunicação - quarta-feira, 6 de outubro, 2021

Fazendo parte das atividades alusivas à celebração dos 124 anos de emancipação política de Jequié, e em comemoração à passagem do Dia das Crianças, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Esporte e Lazer e Secretaria de Cultura e Turismo, deu início ao projeto “Caravana da Alegria”, destinado às crianças que estudam nas escolas municipais. Nesta quarta-feira, 6, foi a vez das unidades escolares da Zona Rural e o prefeito de Jequié, Zé Cocá, esteve acompanhando as atividades. Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana; o diretor do departamento pedagógico da Secretaria de Educação, Josué Leite, representando a secretária de Educação, Elvia Sampaio; o gestor municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Emerson Nery; equipe técnica das secretarias participantes; além de professores, alunos e trabalhadores da Educação.

Além da parte lúdica, a Caravana também traz orientações, panfletos, faixas e banners da campanha de combate à exploração do trabalho infantil, tendo em vistas a data comemorativa do dia 12 de outubro, nacionalmente conhecido como Dia da Criança. Nas unidades escolares da Zona Rural, a exemplo da Escola Municipal Etelvino Torres, no distrito de Barra Avenida, a Caravana animou os alunos e no Ginásio Municipal Professora Adinalva Miranda, no distrito de Itajuru, a ação reuniu estudantes das localidades do Tamarindo, Boqueirão de Itajuru, Lagoa Dantas, Assentamento Flor da Terra e Volta do Rio, que participaram das brincadeiras e atividades culturais animadas pelo grupo Bestageando, sendo o ponto alto do evento a distribuição dos brinquedos.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda, as atividades foram desenvolvidas para propiciar momentos de interação, socialização e para alertar a sociedade sobre o combate à exploração do trabalho infantil.

“Ainda estamos vivendo um momento delicado com a questão da pandemia, mas pensamos no projeto da Caravana como uma forma de revalorização do espaço social da escola e de passarmos à essas crianças o nosso sentimento de carinho para com elas, conscientizando-as sobre o trabalho infantil, que oferece riscos físicos, psíquicos e emocionais e precisa ser combatido, visando ao pleno desenvolvimento da criança.”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Patrícia Miranda Brandão Santana.

Para o prefeito, Zé Cocá, o momento ainda inspira muita atenção, mas que deve ser utilizado, também, para o acolhimento das crianças que estão de volta às unidades escolares.

“Deus tem nos abençoado com a diminuição do número de casos da doença e temos redobrado os cuidados com a higiene, reforçando os protocolos sanitários. Esse evento celebra o mês de aniversário de Jequié e, ao mesmo tempo, é uma maneira carinhosa de dizer boas-vindas às crianças que são nossos estudantes e de reafirmar nossa política social de combate ao trabalho infantil.”, afirmou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.

Confira a programação da Caravana da Alegria:

Programação da Caravana da Alegria