Natal em Jequié

Prefeitura de Jequié inicia comemoração ao Mês da Mulher

SECOM - Secretaria de Comunicação - sexta-feira, 9 de março, 2018

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com as outras Secretarias municipais, realizou, na tarde desta quinta-feira, 8, a Caminhada Simbólica, que abriu a programação para festejar o Mês da Mulher, cujo o tema é: “Um dia é pouco: sou mulher, tenho direitos nos 365 dias do ano”. A Caminhada percorreu as principais ruas do eixo comercial da cidade e teve a concentração para a sua saída na Secretaria de Desenvolvimento Social. A ocasião contou com a presença do prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; dos secretários municipais; do deputado federal, Antonio Brito, de servidores municipais, de um grupo de mulheres atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da comunidade do Alto da Bela Vista e, como convidadas, o grupo Esperança, da comunidade do Pau Ferro.

O evento teve o objetivo de promover ações de conscientização sobre valorização feminina, a participação feminina na sociedade, o combate contra a violência doméstica, além de levar às pessoas a discussão e reflexão das questões a respeito dos direitos das mulheres.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o mês de março será celebrado com diversas ações da Secretária de Desenvolvimento Social, em parceria com a Secretária de Saúde, com serviços gratuitos às mulheres; da Secretaria de Esporte e Lazer; da Polícia Civil, através da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), do Centro de Doenças Renais de Jequié (CDRJ) e da Santa Casa de Misericórdia São Judas Tadeu.

“Estamos realizando uma caminhada simbólica com mulheres nessa data tão importante, de lutas e conquistas das mulheres nas garantias dos seus direitos, e nada melhor do que celebrar mostrando o nosso valor, a nossa força, marcando o nosso território, confirmando que a mulher cabe em qualquer lugar, aonde quer que ela esteja, exercendo diversos papéis na sociedade. A finalidade da caminhada é sensibilizar e conscientizar a nossa comunidade sobre a importância da mulher em busca de mais conquistas e da valorização feminina.”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira.

Várias mulheres participaram da Caminhada, entre elas, a controladora geral do município, Fabrícia Chaves, e a única representante feminina da Câmara de Vereadores de Jequié, a vereadora Joselaine Ferreira. Segundo Fabrícia, a mulher tem conquistado o seu espaço no âmbito profissional e, para ela, essa é uma grande conquista; o reconhecimento da mulher na sociedade. “Nós não somos mais uma minoria pois, através da luta pelos nossos direitos, conseguimos alcançar o nosso espaço e com certeza iremos avançar cada vez mais.”, destacou a controladora geral. Já para a vereadora Joselaine Ferreira, a igualdade de gênero, a emancipação feminina no município e o combate à violência doméstica, são assuntos de extrema importância que devem ser trazidos para a reflexão no Dia Internacional da Mulher. “A violência doméstica tem nos assustado muito e o município precisa mostrar a todos que existe uma rede de proteção às mulheres. Vamos lutar para torna-la cada vez mais eficaz.”

Na ocasião, o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, citou a relevância da criação da Diretoria da Mulher e do Conselho Municipal em Defesa da Mulher, além de anunciar a ordens de serviços no valor de 30 milhões de reais, em investimentos na área de Educação, para a construção de escolas e creches.

“Durante todo o mês de março, vamos ter várias atividades em Jequié. Várias ações nesse sentido de valorizar e dar atenção especial que as mulheres do nosso município precisam. Nós temos muito para avançar, nós estamos lutando, correndo atrás, para que a cada dia a gente consiga superar os obstáculos e que, em breve, a mulher esteja realmente assumindo o seu papel verdadeiro na sociedade. Então, parabéns para todas as mulheres de Jequié! Parabéns para todas as mulheres mundo afora, que sempre desempenham um papel tão importante na sociedade.”, disse o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira.