Jequié de cara nova, do jeito que a gente quer!

Prefeitura de Jequié já reativou a internet de quase 100% dos postos de saúde

SECOM - Secretaria de Comunicação - quarta-feira, 8 de março, 2017

Após vivenciar momentos de caos na saúde pública do município, na gestão passada e que atingiu níveis absurdos de descaso e falta de compromisso com a população, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jequié vem trabalhando cotidianamente para equacionar todos os problemas encontrados no setor. Algumas ações já foram feitas, auxiliando a dinamizar a saúde na cidade, como a reforma de postos de saúde, o programa Tratamento Fora do Domicílio, a compra de medicamentos. E agora mais um grande problema foi solucionado: A reativação da internet dos postos de saúde, ferramenta indispensável para a marcação de exames e outros procedimentos administrativos.

Jequié possui quatro centros de saúde e dezenove unidades de saúde, que são os postos de saúde, chamados também de postos de saúde da família (PSF). Dos dezenove postos de saúde, dois ficam em distritos: Florestal e Itajuru. Em janeiro, foi feito um grande levantamento para a identificação dos problemas técnicos destes postos e foi detectado que, de todos os postos da estrutura de saúde municipal existentes, apenas dois estavam com a internet funcionando, ainda assim, com grandes dificuldades. Além disso, todas as linhas telefônicas destes postos foram retiradas por falta de pagamento e haviam alguns que já estavam com a internet sem funcionar há mais de um ano, causando transtornos para quem mais necessita de amparo,  que é a população deixada sem atendimento.

Com uma dívida milionária junto a empresa prestadora do serviço, o setor de Informática da Prefeitura de Jequié, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, vieram dedicando atenção máxima no sentido de quitar os valores deixados em aberto e fazer os equipamentos de saúde voltarem a funcionar plenamente. Atualmente, quase 100% dos postos de saúde de Jequié já têm a internet normalizada, o que vai facilitar o agendamento de consultas e a marcação de exames, além de, agora, poder fazer a efetivação do cadastro dos pacientes.  Somente três postos de saúde é que ainda estão em processo de instalação do serviço de internet, enquanto as linhas telefônicas que tinham sido retiradas de todos os postos também já estão em processo de instalação.

Os locais onde a internet já está plenamente resolvida e auxiliando a população:

• Centro de Saúde Jequié (Campo do America)
  • Centro de Saúde Almerinda Lomanto (Joaquim Romão)
  • Centro de Saúde Júlia Magalhães (Jequiezinho)
  • USF Padre Hilario (Inocoop)
  • USF Amando Borges (Água Branca)
  • USF Virgílio Tourinho (Cidade Nova)
  • USF Odorico Mota (Barro Preto)
  • USF Milton Rabelo (Km4)
  • USF Giserlando Bionde (imediações do Parque de Exposições)
  • USF José Maximiliano (Agarradinho)
  • USF Hosannah Tolomei (Mandacaru)