Rotas e Veículos do Transporte Escolar

Prefeitura de Jequié lançará plano de metas e ações na Educação

SECOM - Secretaria de Comunicação - segunda-feira, 13 de novembro, 2017

Com o objetivo de enfrentar os principais desafios e perspectivas da implementação de políticas públicas, fortalecendo e orientando para resultados que possam melhorar de forma significativa os baixos índices que foram encontrados, pela atual gestão, na Educação de Jequié, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, lançará nesta terça-feira, 14, na Escola Professor Brito, no Joaquim Romão, às 17h, ‘Realizações na Educação para uma Gestão Revolucionária’, o REGAR; que é um plano de metas e ações construído de forma participativa, por meio de dados, sugestões e reivindicações discutidas em diversas ações da Secretaria como a Semana Pedagógica, as Audiências Públicas e os seminários internos.

O REGAR é baseado, também, nas reais necessidades da Educação do município, respeitando suas particularidades e diversidades, e se preocupando com a atual realidade econômica encontrada pela Secretaria. Sua aplicação dependerá do envolvimento de cada ator social que, efetivamente, pretenda revolucionar a Educação de Jequié.

Em 2015, os alunos dos anos inicias da rede pública da cidade tiveram nota média de 3.8 no IDEB. Para os alunos dos anos finais, essa nota foi de 3.2. Na comparação com cidades do mesmo estado, a nota dos alunos dos anos iniciais colocava Jequié na posição 333 de 417. Considerando a nota dos alunos dos anos finais, a posição passava a 234 de 417. A taxa de escolarização (para pessoas de 6 a 14 anos) foi de 97.4 em 2010. Isso colocava o município na posição 199 de 417 dentre as cidades do estado e na posição 3079 de 5570 dentre as cidades do Brasil.

“Fazer parte de uma gestão que se compromete em melhorar todas as áreas de um município, é gratificante demais. A Educação é a chave para mudar o mundo; todos sabemos disso.  Este será um grande desafio, sem dúvida, para a Secretaria de Educação mas, que, de mãos dadas venceremos quaisquer obstáculos que venham a surgir.”, disse o secretário de Educação, Roberto Gondim.

Para o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, que, desde o período da gestão interina, já demonstrava a sua intenção em mudar a realidade da Educação do município, esta ação é mais uma daquelas que tem tudo para dar certo.

“Não medirei esforços, com toda a minha equipe, para ajudar na concretização plena do REGAR e com isso colher, junto com a população, os frutos de um bom resultado. Este será o início de um novo ciclo de projetos e ações que levem Jequié a um lugar de destaque na Educação da Bahia. Temos consciência que os recursos do precatório são finitos e fico satisfeito em observar o empenho e o cuidado da equipe da Secretaria de Educação em apontar investimentos que, além de melhorar a qualidade da Educação municipal, potencializa o incremento de novas receitas.”, disse o prefeito, Sérgio da Gameleira.