É trabalho. É vida melhor.

Prefeitura de Jequié leva Caravana Cultural Jorge Salomão aos moradores do Assentamento Santa Cruz

SECOM - Secretaria de Comunicação - segunda-feira, 20 de setembro, 2021


A Caravana Cultural Jorge Salomão, projeto realizado pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, está levando cultura e momentos de lazer para os moradores que residem distantes da sede do município. Neste domingo, 19, o evento foi promovido no Assentamento Santa Cruz, localizado na Zona Rural. Estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; a vereadora, Maria Aparecida Souza, a Pró Cida; a presidente da Associação do Assentamento Santa Cruz, Viviane Machado; equipe técnica da Secretaria de Cultura e Turismo; artistas participantes da Caravana; e moradores da comunidade.

O evento, que aconteceu em plena tarde ensolarada, teve início com a apresentação de crianças e jovens moradores da localidade que participam do Projeto Judô Ação – Núcleo Assentamento Santa Cruz; em seguida a participação do ator Yan Quadros e da atriz Caroline Menezes, com atividades lúdicas, cordéis e contações de histórias; shows musicais dos cantores Roberto Teixeira, Poliana e Roque Oliveira e com apresentação do Coral da Escola Municipal Arlindo Cruz.

A iniciativa está percorrendo diversas comunidades rurais e os próximos a receberem o projeto serão a localidade do Brejo Novo, o distrito de Barra Avenida e o distrito de Monte Branco, com o intuito de valorizar a cultura popular, com a apresentações artísticas, rodas de leitura, oficinas e cursos de variadas linguagens artísticas, contações de histórias, música, atividades lúdicas, provocando a participação do público e promovendo a interação das pessoas dessas localidades que, pela distância da sede, acabam não tendo a oportunidade de acessar os eventos culturais e artísticos realizados no município.

“Está tudo muito bom e muito bonito. Eu quero que as pessoas conheçam o Assentamento Santa Cruz e venham trazer melhorias pra cá. Enquanto vida eu tiver, eu vou lutar por esse lugar.”, disse o senhor Antônio Cruz, um dos fundadores da comunidade.

“Veja como é importante este tipo de ação. Trazer até eles um pouco de cultura, de música, apresentando para essas pessoas o universo da poesia, da literatura de cordel, com os artistas celebrando a obra de Jorge Salomão. É esse tipo de incentivo público, o trazer a arte e a cultura até onde o povo está e isso tem várias implicações positivas, desde a formação de público para o teatro e os shows artísticos, como, principalmente, uma forma de valorização da cidadania. Propiciar à estas pessoas momentos que vão ficar marcados e que vão gerar sentimentos de pertencimento, de que isto aqui foi feito para eles, por eles. A Caravana é um circo artístico que vai percorrer diversas comunidades rurais, levando cultura e entretenimento, como um alimento artístico para estas pessoas. Destaco aqui, a importante participação da presidente da Associação do Assentamento, a Viviane Machado e da sua diretoria, que nos prestou o maior apoio. A Caravana segue e em outubro, mais outras localidades serão atendidas.”, destacou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.