SÃO JOÃO 2019

Prefeitura de Jequié mantém atendimento de saúde na Zona Rural

SECOM - Secretaria de Comunicação - quarta-feira, 15 de maio, 2019

O município de Jequié possui uma área de Zona Rural composta por pequenas propriedades rurais, cortadas por estradas vicinais que, mesmo com as recuperações realizadas pela Prefeitura de Jequié, em função das chuvas periódicas, sofrem desgastes e dificultam o acesso a algumas localidades. Ainda assim e, vencendo os desafios impostos pela distância e pelas barreiras geográficas, a Secretaria de Saúde vem promovendo o atendimento de saúde da população que reside nessas regiões, por meio do Programa de Agentes Comunitários de Saúde da Zona Rural, o PACS/ZR.

Por ter um número insuficiente de moradores, a Prefeitura de Jequié, respeitando uma normatização do Ministério da Saúde, não pode executar um Programa de Saúde da Família (PSF) no local, o que necessita dos serviços dos PACS/ZR, que fazem visitações domiciliares, batendo de casa em casa, em pontos isolados, levando atendimento médico para as pessoas que moram no interior do município; muitas vezes nos espaços coletivos de igrejas, nas sedes das associações de moradores, contando com o apoio dos consultórios-móveis e do Odontomóvel.

O trabalho tem sido intenso e a equipe do PACS/ZR, que conta com cinco enfermeiros, dois médicos, três técnicas de enfermagem e uma equipe administrativa de coordenadoras e digitadoras, que são lotadas na Secretaria de Saúde, já atendeu a diversos povoados e localidades entre elas a comunidade da Massaranduba, no distrito de Itaibó. Também foram atendidos os moradores do Rio Preto I e II; do povoado das Queimadas, Campo Largo, Boaçú, Barragem de Pedras e Fazenda Velha; dos distritos de Nova Esperança, Barra Avenida, Baixão e Oriente Novo e da região da Jiboinha, que fica distante 60 quilômetros da Zona Urbana, entre outros.

“A prestação de serviço oferecido é o mesmo das Unidades de Saúde da Família, como exame pré-natal, preventivo, crescimento e desenvolvimento da criança, controle da hipertensão e diabetes, vacinas, distribuição de medicamentos, além de coletas laboratoriais com o diferencial do atendimento domiciliar, que é uma importante ferramenta para atender a demanda dos moradores de áreas mais remotas da nossa Zona Rural.”, disse a coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde da Zona Rural, (PACS/ZR), Barbara Cristiane Pessoa.

“A Prefeitura de Jequié disponibiliza, através da Secretaria de Saúde, o atendimento de saúde à Zona Rural, com a equipe do PACS/ZR, enfrentando os desafios da distância e acessibilidade, com a missão de cumprir às visitas domiciliares levando exames médicos, preventivos, orientações e palestras educativas, fortalecendo elos entre a comunidade e os serviços de Saúde que o município dispõe, resgatando a cidadania e a qualidade de vida desses moradores.”, afirmou o secretário de Saúde, Vítor Lavinsky.