SÃO JOÃO 2019

Prefeitura de Jequié oferece curso gratuito de Produção de Sorvetes e Picolés para moradores da Caixa D´água

SECOM - Secretaria de Comunicação - quinta-feira, 20 de dezembro, 2018

A Prefeitura de Jequié, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), tem oferecido através da Central de Cursos, dezenas de cursos de capacitação para pessoas em situação de vulnerabilidade social que, com isso, passam a contar com mais chances de ingressarem no mercado de trabalho ou de aumentar a geração de renda familiar, colocando em prática, de forma autônoma, tudo o que aprenderam durante a formação.  Nesta quinta-feira, 20, aconteceu o encerramento do curso de ‘Produção de Sorvetes e Picolés’, que vinha sendo ministrado na Unidade Móvel do SENAI, na Praça Bondoso, no bairro Caixa D’água, numa ação conjunta com a Associação de Moradores da Caixa D’água. Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira; equipe técnica da Secretaria e integrantes do curso.

A iniciativa oportunizou a qualificação de 20 pessoas, moradores da comunidade, que desenvolveram novas habilidades a partir das aulas teóricas e práticas na produção de sorvetes e picolés. O curso teve duração de 32 horas e foi destinado aos beneficiários dos programas sociais, entre eles o ‘Bolsa Família’, ‘Minha Casa Minha Vida’, ‘Tarifa Social’ ou ‘Benefício de Prestação Continuada’ (BPC), com o Cadastro Único atualizado no município de Jequié.

Os alunos aprenderam as etapas do processo de produção de sorvetes e picolés; aprenderam, também, a desenvolver e ajustar formulações para obter o balanceamento adequado de ingredientes e aditivos, de modo a contribuir para a elaboração de produtos em conformidade com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde. E, no encerramento, os participantes puderam apresentar o resultado do que foi ministrado, apresentando para a degustação e avaliação, os sorvetes e picolés produzidos por eles.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira, o próximo bairro a receber a Unidade Móvel do SENAI, com o oferecimento do curso de Produção de Sorvetes e Picolés, é o KM 3.

“Mais um curso gratuito sendo encerrado pela Central de Cursos, da Secretaria de Desenvolvimento Social, desta vez de ‘Produção de Sorvetes e Picolés’, um dia antes da chegada da estação mais quente do ano, o verão! Nossa cidade é conhecida por atingir altas temperaturas, apresentando uma alta comercialização de sorvetes e picolés desde o início do verão até o final da estação. Tendo em vista esta demanda do mercado, que amplia oportunidades de trabalho para o ingresso de profissionais qualificados, a Prefeitura de Jequié oferece, em parceria com o SENAI, este curso com a finalidade de facilitar que pessoas em situação de vulnerabilidade social do município consigam uma vaga de trabalho em sorveterias ou atuando como autônomos. O nosso objetivo é fazer com que eles renovem seus sonhos para que tenham um final de ano e um 2019 repleto de realizações e no próximo ano, o nosso curso será realizado na comunidade do Km 3.”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira.