Natal em Jequié

Prefeitura de Jequié oferece curso gratuito de produção de sorvetes e picolés para moradores da Caixa D’água

SECOM - Secretaria de Comunicação - quarta-feira, 5 de dezembro, 2018

Com o objetivo de promover a qualificação de pessoas, muitas delas em situação de risco e vulnerabilidade social, que são formadas para atender as demandas do mercado e ampliar as oportunidades de trabalho para aqueles que mais precisam, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, dará início a mais um curso gratuito ofertado pela Central de Cursos para os moradores da comunidade da Caixa D’água, no Joaquim Romão. Desta vez, a ação será feita em parceria com a Associação de Moradores da Caixa D’água, levando a instalação da Unidade Móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para a Praça Bondoso, nesta localidade, onde ficará até o dia 20 de dezembro, seguindo, logo após, para outros bairros e distritos.

O curso oferecido será o de ‘Produção de Sorvetes e Picolés’, tendo início na segunda-feira, dia 10, contando com carga horária de 32 horas e com 20 vagas. A capacitação instrumentalizará o desenvolvimento de competências relativas à fabricação de sorvetes, picolés e similares, além dos procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde e preservação ambiental.

Para participar dos cursos, a pessoa deve estar inserida no perfil de atendimento dos programas sociais; entre eles, o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social ou Benefício de Prestação Continuada (BPC). É imprescindível que tenham Cadastro Único atualizado no município de Jequié.

“Eu acho muito importante a vinda desse curso para a comunidade da Caixa D’água, que vai gerar a oportunidade de renda para os moradores que estavam abandonados há anos. Nunca antes, mesmo a pedido de líderes políticos, houve uma ação como essa. Tantos anos esquecidos e, agora, vemos muita coisa acontecendo aqui para beneficiar a nossa gente, como a pavimentação da Avenida São Bernardo, por exemplo, que ficou tanto tempo no calçamento e que, agora, o prefeito mandou asfaltar. Estamos todos muito felizes e agradecidos ao prefeito, Sérgio da Gameleira, e a secretária, Andrea Cerqueira, pela iniciativa.”, disse o presidente da Associação de Moradores da Caixa D’água, Marcos Moura, popularmente conhecido como Garapa.

“Mais um curso promovido pela Central de Cursos que, desta vez, levará capacitação às pessoas que mais precisam da localidade da Caixa D’água, no bairro Joaquim Romão, e não terminará por aí. Nós estaremos levando a oportunidade para outros bairros. A capacitação é uma forma de estimular o aprendizado de uma função que gere renda e que transforme a vida dessas pessoas, que estarão aptas para trabalhar no mercado de trabalho ou como autônomas. Estamos chegando na estação mais quente do ano, o verão, e nada melhor do que oportunizar o curso de sorvetes e picolés que são bastante comercializados nesse período, especialmente em Jequié, que é conhecida por atingir altas temperaturas nessa época do ano.”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira.