Responsabilidade e Transparência

Prefeitura de Jequié oferece curso gratuito de Produtos Juninos

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 11 de junho, 2019


Obter uma nova capacitação para estarem aptas ao mercado de trabalho, desenvolvendo novas habilidades e, através do trabalho artesanal e dedicado, conseguir produzir, com as próprias mãos os sabores tradicionais que acompanham as festas juninas, produzindo balas de jenipapo, canjicas, bolos de milho, aipim, de puba, propiciando resgate social, através da descoberta dos talentos culinários. Com estes objetivos, 21 mulheres, de diversos bairros da cidade, participaram de um curso gratuito de produtos juninos, promovido pela Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, por meio da Central de Cursos. Na tarde desta terça-feira, 11, aconteceu a solenidade de encerramento deste curso. Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira; a coordenadora da unidade, Geisa Calhau; equipe técnica da Central de Cursos; a instrutora, Juliana Oliveira; e as formandas.

Com carga horária de 40 horas, as alunas aprenderam a produzir diversos produtos juninos típicos, como a pipoca gourmet, bolos típicos, amendoim caramelizado e biscoitos típicos juninos. Entre os destaques, estão os bolos feito de aipim com queijo coalho, bolo de churros, bolo de paçoca, bolo de laranja com creme, bolo de milho cozido e assado, além das famosas cocadas de leite e de coco, maçã do amor, entre muitos outros. Muitos dos produtos produzidos, têm receitas que são nutritivas e, sobretudo, econômicas, o que pode ser muito mais vantajoso para aquelas pessoas que vão utilizar os novos talentos desenvolvidos para aumentar a sua renda, no período junino.

“Eu, antigamente, não sabia fazer um bolo e o curso me proporcionou diversos aprendizados. Tanto eu quanto minhas colegas colocamos a mão na massa, não foi algo superficial, de ficar apenas olhando, não. A professora instruiu e observou a gente colocando em prática! Então foi muito gratificante, e eu só tenho a agradecer ao prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira, a coordenadora da Central de Cursos, Geisa Calhau e toda a sua equipe. No momento estou desempregada e o curso irá me ajudar a conseguir uma renda extra nesse período do São João.”, disse Josélia Barbosa, moradora do bairro Joaquim Romão.

“Agradeço primeiramente a Deus e, em segundo lugar, ao prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, por nos dar a oportunidade de capacitar pessoas para que elas possam ingressar no mercado de trabalho. Essa turma que se encerrou hoje, saiu daqui capacitada para colocar em prática e ganhar uma renda extra, nessa época do São João. Tudo foi feito com muito amor e carinho e para mim é uma realização. A Central de Cursos é uma fábrica de sonhos. Iniciamos o primeiro semestre com o pé direito e estamos finalizando com o pé direito também, e é uma satisfação de ver a alegria estampada no rosto desses alunos.”, disse a coordenadora da Central de Cursos, Geisa Calhau.

“Não estamos fazendo um favor, estamos aqui garantindo direitos, para que as pessoas que mais precisam se motivem a trabalhar com uma função digna adquirindo potencialidades e desenvolvendo habilidades que possibilitem mudar a vida. As pessoas que ingressam nesses cursos, saem daqui respirando uma nova realidade, e com vontade de colocar em prática tudo o que é aprendido. Isso aqui foi idealizado pela Prefeitura de Jequié, desde o princípio. Nós sonhamos e hoje a Central de Cursos, da Secretaria de Desenvolvimento Social, é um equipamento público da comunidade, e tem inspirado a vida de muitas pessoas, transformando a realidade social de todos que passam por aqui.”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Cerqueira.