Prefeitura de Jequié orienta que fogueiras sejam evitadas no período da pandemia

SECOM - Secretaria de Comunicação - terça-feira, 23 de junho, 2020

Desde os primeiros dias de alerta sobre a pandemia do Coronavírus, na Bahia, que a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, vem executando medidas preventivas para diminuir uma possível cadeia de transmissão da Covid-19, entre a população. Embasada na recomendação que o Ministério Público da Bahia (MP-BA) fez a outros municípios baianos, em vistas dos festejos juninos diante da pandemia do novo Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde, solicita às pessoas que evitem a tradicional comemoração junina, este ano, procurando uma forma diferente de celebrar a festa de São João, dentro de suas casas e longe de aglomerações, fazendo valer as medidas de distanciamento social, seguindo as orientações indicadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta, também, para que sejam redobrados os cuidados com a utilização das fogueiras e da queima de fogos de artifício. Como a doença tem a identificação sintomática a síndrome gripal, acompanhada de problemas respiratórios, esses sintomas podem ser confundidos e, até, intensificados, com a intoxicação pela fumaça das fogueiras.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, um cuidado maior deve ser tomado com relação ao uso de fogos de artifício, por conta das queimaduras e acidentes. Com a pandemia, os bancos de sangue estão com estoques mais baixos e os hospitais, públicos e privados, estão passando por um momento delicado, tratando dos pacientes de Coronavírus e todos os esforços estão concentrados em salvar as vidas das pessoas, incluindo os recursos financeiros e de pessoal.